Neste artigo irei falar sobre uma planta muito cultivada no mundo, que é a cróton. Mas irei ensinar tudo sobre o cultivo desta planta. Ou seja, desde o seu substrato até a sua origem.
O nome científico desta planta é Codiaeum variegatum. Mas é conhecido de forma popular como cróton ou folha imperial. Essa planta pertence a família das euphorbiaceae e ao gênero das codiaeum.
Mas essa planta tem o ciclo perene e é nativa da Ásia. E pode atingir uma altura de até 3 metros em seu habitat natural. Mas quando o cultivo é no vaso ou jardim o crescimento é bem inferior!
Essa linda planta é um arbusto e também uma folhagem. As folhas desta planta são lindas e grandes. E as folhas tem cores mescladas, o que a torna mais linda e ornamental.
Mas essa planta é tóxico, ou seja, tenha muito cuidado ao manusear a mesma. E evite expor essa planta a crianças e animais domésticos. Um outro detalhe é sobre a sua propagação, que deve ser por estaquias!
Qual o Melhor Clima Para a Planta Cróton?
A planta cróton gosta de clima quente, calor, média umidade e muito sol. Ou seja, essa planta aceita o cultivo em sol pleno e meia sombra. Mas eu recomendo o cultivo em sol pleno e com boa ventilação!
Essa planta aceita bem o cultivo em meia sombra e até mesmo dentro de casa. Mas em caso do cultivo em meia sombra, é necessário oferecer muita luminosidade e um ambiente bem arejado.
E se for dentro de casa, mantenha perto de uma janela iluminada ou outro local com boa luz solar. Mas para melhores resultados tente expor essa planta ao sol ameno da manhã. E por no mínimo 2 horas por dia!
A temperatura ideal para cultivar essa planta é entre 17°C e 30°C. Mas a planta cróton é muito tolerante ao calor. Apesar de ser sensível ao frio extremo e principalmente geadas.
Mas o cultivo desta planta é melhor em regiões quentes. E quando o cultivo é em regiões muito frias, cultive dentro de casa!
Qual o Melhor Substrato Para a Planta Cróton?
Essa planta gosta de um substrato com alto nível de matéria orgânica e bem fértil. Mas se possível o substrato deve ter uma boa drenagem. Para evitar o apodrecimento da raiz desta planta!
Mas essa linda planta aceita o cultivo em um vaso ou diretamente no solo. Eu recomendo o cultivo no solo diretamente. Mas essa planta fica muito linda cultivada em vaso!
Ou seja, se o cultivo for em um vaso, o substrato que eu recomendo é terra vegetal, húmus de minhoca e terra de canteiro. Mas o vaso deve ser de tamanho médio ou grande. E se possível use uma manta no fundo do vaso!
Mas se o cultivo for diretamente no solo, o mesmo deve ser bem rico em nutrientes e matéria orgânica. E deve ter uma boa drenagem para um melhor crescimento. Se você quiser use adubo natural de farinha de osso no solo!
Como Regar Essa Planta?
Essa linda planta precisa de água, mas não em excesso. Ou seja, a melhor forma de regar essa planta é sempre quando o substrato ou solo secar completamente. Assim você evite o encharcamento!
Mas se o cultivo for em um vaso, as regas são no máximo 4 vezes na semana. E se o cultivo for no solo as regas são no máximo 3 vezes na semana. Mas no inverno as regas devem diminuir bastante!
E evite sempre molhar as folhas desta planta. Ou seja, regue apenas o substrato ou solo. Mas para melhores resultados regue essa planta sempre pela manhã!
Como Fazer Mudas Desta Planta?
Se você quiser saber como fazer mudas desta planta assista o vídeo abaixo até o final. Mas se gostar deixe seu like e inscreva-se no canal.