Neste artigo iremos falar sobre o cacto amendoim, que é extremamente belo e muito apreciado pelo mundo todo. Iremos mostrar todas as informações para um bom cultivo.
O nome científico deste cacto é Echinopsis chamaecereus, mas é conhecido popularmente como cacto amendoim. Essa suculenta é originário da Argentina e o seu ciclo de vida é perene.
Um detalhe interessante sobre esse cacto, é que os seus ramos que são pendentes podem chegar a 1 metro de comprimento. E suas flores tem um lindo tom alaranjado e sua floração ocorre no primavera.
Qual o Melhor Clima Para o Cacto Amendoim?
Esse cacto é muito resistente as mudanças climáticas, ou seja, ele tolera tanto frio intenso, como o calor. Mas para um melhor cultivo, o cacto amendoim deve ser cultivado em sol pleno e com uma temperatura em torno de 20°C a 32°C.
O cacto amendoim é muito resistente a temperaturas negativas e também consegue suportar geadas. Mas seria interessante evitar que o seu cacto fique exposto a geada e neve.
Qual o Melhor Substrato Para Esse Cacto?
Esse cacto necessita de um substrato semelhante ao do seu habitat natural, ou seja, arenoso, com uma boa drenagem e que retenha um pouco a umidade. E o ideal é que o substrato seja rico em nutrientes, apesar que o cacto amendoim, se desenvolve em solos inóspitos e pobres em nutrientes.
Então o substrato ideal deve ter areia grossa e terra vegetal de qualidade. Ou seja, basta usar em média 50% de areia grossa e 50% de terra vegetal de qualidade ou terra do jardim.
É interessante também você utilizar pedras de britas, pedriscos ou argila expandida no fundo do seu vaso, para uma melhor drenagem de água.
Como Regar o Cacto Amendoim?
Normalmente os cactos necessitam de pouca água, ou seja, apenas o necessário para se desenvolver. Então você deve regar bem o substrato, mas nunca encharcar o mesmo.
Depois quando o substrato estiver completamente seco, você deve regar novamente. No verão as regas são mais intensas, talvez 2 vezes na semana.
Já no inverno as regas diminuem drasticamente, podendo chegar a uma rega a cada duas semanas. Mas isso irá depender do clima e do seu substrato. E regue apenas o substrato, nunca a planta em si.