Neste artigo irei falar sobre a incrível planta erva de santa maria. E irei ensinar tudo sobre o cultivo desta planta extremamente popular.
O nome científico desta planta é Dysphania ambrosioides. Mas é conhecida de forma popular como erva de santa maria ou mentruz. E essa planta pertence ao gênero das dysphania e a família das amaranthaceae.
Mas essa erva tem o ciclo de vida perene e é nativa da América do Sul (Central). E a erva de santa maria é uma arbusto que pode atingir quase um metro de altura. Só que apesar de perene, essa planta é bastante cultivada como uma planta anual.
Mas as folhas desta planta são de coloração verde, com as margens serradas, perfumadas e a ponta em formato de lança. E as flores são bem delicadas, de tamanho pequeno e de cor verde. Só que a propagação desta linda planta é através das sementes!
Importante: A erva de santa maria em alguns locais é uma erva daninha. Ou seja, é uma planta que se espalha bastante e as vezes sem controle. Mas a mesma tem diversas propriedades medicinais!
Qual o Melhor Clima Para a Planta Erva de Santa Maria?
A erva de santa maria gosta de um clima quente, boa umidade e bastante luz solar. Mas a mesma tolera bem o cultivo em clima ameno e meia sombra. Ou seja, a erva de santa maria consegue se desenvolver em diversos tipos de climas!
Mas se o cultivo for em sol pleno, essa planta irá crescer de forma mais vigorosa. E se o cultivo for em meia sombra, essa planta crescerá de forma mais lenta. Só que nas estações de chuvas essa planta tem o crescimento bem mais elevado!
Mas essa planta precisa de no mínimo 4 horas de sol por dia. Ou pelo menos 8 horas de luz sola filtrada para um bom crescimento. E a mesma tolera bem o calor e o frio. Só que o frio extremo e geadas severas podem prejudicar o seu crescimento!
Importante: Se você mora em uma região de frio extremo, cultive essa planta protegida.
Qual o Melhor Solo Para a Planta Erva de Santa Maria?
A erva de santa maria gosta de um solo arenoso e um pouco fértil. Mas a mesma consegue se desenvolver em locais bem inóspitos e pobres em nutrientes. Só que o solo deve ter uma boa drenagem!
Mas normalmente essa erva se desenvolve em solos arenosos e até mesmo alagados. E e possível você pode melhorar o seu solo usando húmus de minhoca e composto orgânico de folhas!
Se o cultivo desta planta for no vaso, o substrato que eu recomendo é terra de jardim e um pouco de areia grossa. Mas você pode usar apenas terra vegetal. E o vaso deve ser de tamanho médio ou use uma jardineira.
Importante: Essa planta se desenvolve de forma espontânea em várias regiões. Mas o cultivo no vaso é sempre uma opção, principalmente pelo fato de ser uma planta medicinal.
Como Regar Essa Planta?
A erva de santa maria gosta de umidade. Ou seja, a mesma se desenvolve bem em épocas de chuvas. Mas a mesma tolera um períodos de estiagem ou solo seco. Só que para melhores resultados mantenha sempre um boa umidade para essa planta.
Mas se o cultivo for no solo, normalmente a água da chuva é o suficiente para o crescimento e floração da mesma. Se quiser no verão pode regar a cada 3 dias ou mais. E no inverno as regas são a cada 10 dias ou mais!
Mas se o cultivo for no vaso, as regas no verão são a cada 2 ou 3 dias. E no inverno as regas no vaso são a cada 4 dias ou mais. Só que as rega dependem do clima, local de cultivo e a qualidade do substrato!