Neste artigo iremos falar sobre a belíssima suculenta baobá. E ensinar como cultivar de uma forma prática.
O nome científico desta suculenta é Adansonia digitata. Mas ela é conhecida popularmente como baobá ou Baobab. Essa planta pertence a família das bombacaceae e é nativa da África.
Essa suculenta pode chegar a uma altura de 24 metros. Ou seja, é uma árvore suculenta. Essa é uma das maiores suculentas do mundo e costuma ficar sem folhas a maior parte do ano.
Outro detalhe sobre essa suculenta é que ela tem um tronco gigante e as suas folhas caem em menos de 24 horas. Mas existem árvores baobás de até 4000 mil anos de idade.
Qual o Melhor Clima Para a Suculenta Baobá?
Essa suculenta é cultivada em sol pleno. É uma planta que gosta de um clima quente e seco. Mas essa linda árvore suculenta consegue armazenar a água da chuva no seu tronco. E é desta forma que ela passa todo o período de seca.
Mas é interessante cultivar essa planta em climas quentes e também climas bastante chuvoso. A temperatura ideal para cultivar essa suculenta é entre 13°C e 30°C. Mas é uma planta extremamente resistente a seca e ao calor.
Se você cultivar essa planta em um local com bastante espaço, é interessante evitar que a mesma pegue geadas quando nova.
Qual o Melhor Substrato Para a Suculenta Baobá?
Essa suculenta gosta de um substrato bem drenado. Mas é interessante também o substrato ser rico em nutrientes. Por gostar de clima quente, o substrato também deve ser mais arenoso.
O substrato recomendado é apenas uma excelente terra. Na natureza ela prospera em solos pobres de nutrientes. Mas caso você a torne um bonsai, é interessante usar adubos naturais.
Como Regar Essa Suculenta?
Essa suculenta gosta de água. Como já citado, ela consegue armazenar água no seu tronco. Então é sempre interessante evitar o encharcamento da mesma!
No verão as regas são mais frequentes. Mas no inverno é interessante suspender as regas. Isso porque ela consegue se manter ao longo do ano!