Neste artigo irei falar sobre a incrível acerola (aceroleira). E irei ensinar como cultivar essa planta de forma didática. Ou seja, um super guia para você!
O nome científico desta planta é Malpighia emarginata. Mas é conhecida de forma popular como acerola ou aceroleira. E essa arvoreta pertence a família das malpighiaceae e ao gênero das malpighia.
Mas essa arvoreta (ou arbusto) atinge uma altura de até 6 metros na natureza. E a acerola da América do Sul (Brasil) e o seu ciclo de vida é perene. As folhas desta frutífera são bem simples, pequenas, verdes e brilhosas.
Mas os frutos desta planta são pequenos, de cor vermelha (laranja) e suculento. E essa fruta é riquíssima em vitamina C, sendo considerado um super alimento.
A época de floração da acerola é no inverno e primavera. Mas a frutificação ocorre normalmente no verão e primavera. E a forma de propagar essa frutífera é através das estacas!
Qual o Melhor Clima Para a Acerola?
A acerola (aceroleira) gosta de clima quente, boa umidade e bastante sol. Mas essa frutífera tolera bem o cultivo em clima ameno e frio. Só que em climas quentes, a acerola frutifica durante o ano todo.
Mas em regiões de clima frio ou ameno, a acerola frutifica principiante no verão. E essa linda arvoreta precisa de bastante sol para crescer e frutificar com qualidade. Ou seja, se o cultivo for em meia sombra, a qualidade desta planta será bem menor.
Mas a aceroleira precisa de no mínimo 5 horas de sol por dia. E a temperatura ideal para cultivar essa planta é entre 18°C e 32°C. Só que a aceroleira é tolerante ao frio e até mesmo geadas leves!
Mas se o cultivo da aceroleira for em um clima tropical ou subtropical irá crescer com muito qualidade.
Qual o Melhor Solo Para a Acerola?
A acerola (aceroleira) é bem tolerante em relação ao solo. Mas para melhores resultado ofereça um solo com bom nível de matéria orgânica e fértil. E se possível um solo com ótima drenagem!
Mas para melhorar a qualidade do solo, use esterco de galinha curtido e húmus de minhoca. Isso irá ajudar a sua aceroleira crescer e frutificar com qualidade.
Caso o cultivo da aceroleira seja no vaso, o substrato que eu recomendo é terra de jardim, terra vegetal e húmus de minhoca. Mas o vaso deve ser de tamanho grande e com furos no fundo. E se possível use uma manta no fundo vaso!
Importante: Eu recomendo o cultivo da acerola diretamente no solo. Mas a mesma aceita bem o cultivo em um vaso grande, mas a frutificação é com menor qualidade. E a melhor época de podar essa árvore é no inverno!
Como Regar Essa Arvoreta?
A acerola (aceroleira) precisa de regar regulares quando é nova. Ou seja, a mesma até um ano de idade, precisa estar com o solo sempre úmido. Mas após esse tempo essa árvore fica mais resistente a períodos de seca!
Desta forma se o cultivo for no solo, as regas no verão são até 3 vezes na semana quando a planta e nova. Mas no inverno as regas são a cada 8 dias ou mais. Isso se o inverno da sua região for chuvoso e úmido!
Caso o cultivo da acerola seja no vaso, as regas no verão são até 2 vezes na semana. E no inverno as regas são a cada 6 dias ou mais. Ou seja, mantenha sempre uma boa umidade no solo!