Alecrim do Campo Saiba Tudo Sobre Essa Planta

Alecrim do Campo Saiba Tudo Sobre Essa Planta

Neste artigo irei falar sobre a belíssima planta alecrim do campo. E irei ensinar como cultivar essa planta de forma bem simples.

O nome científico desta planta é Baccharis dracunculifolia. Mas é conhecida de forma popular como alecrim do campo ou vassourinha. E essa planta pertence ao gênero das baccharis e a família das asteraceae.

Mas esse arbusto é nativo da América do Sul e o seu ciclo de vida é perene. E essa planta pode atingir um altura de quase 3 metros. Só que as folhas desta planta são de cor verde, simples e em formato de lança.

Mas as flores são pequenas, esbranquiçadas e formam uma espécie de vassoura. Por isso o nome popular desta planta também é vassourinha. Só que as flores masculinas são de cor amarelo-claro!

Importante: Essa planta é usada de forma medicinal e a mesma em algumas locais pode se tornar uma invasora.

Qual o Melhor Clima Para a Planta Alecrim do Campo?

Alecrim do Campo: Saiba Tudo Sobre Essa Planta
Alecrim do Campo: Saiba Tudo Sobre Essa Planta / Créditos da Imagem: Link

A planta alecrim do campo aceita o cultivo em quase todo o Brasil. Desta forma é uma planta bem resistente a diversos tipos de climas. Mas a mesma gosta de um clima mais quente, média umidade e bastante luz solar.

Se o cultivo desta planta for em meia sombra, o seu crescimento é mais lento. Mas se o cultivo for em sol pleno, a planta cresce de forma vigorosa. E essa planta precisa de no mínimo 4 horas de sol por dia.

Mas a temperara ideal par ao cultivo do alecrim do campo é entre 15°C e 30°C. Só que essa planta tolera bem o calor mais intenso e o frio aceno.

Importante: Após estabelecida essa planta se torna mais resistente a diversas condições climáticas.

Qual o Melhor Solo Para a Planta Alecrim do Campo?

A planta alecrim do campo cresce de forma espontânea em vários locais. E a mesma consegue se desenvolver em solos bem podres de nutrientes. Mas eu recomendo que o solo tenha boa drenagem e seja levemente fértil.

O cultivo da alecrim do campo normalmente é no solo e em locais com espaço. Mas se o cultivo for em um vaso, o solo que eu recomendo é terra vegetal, terra de jardim e um pouco de areia grossa.

Só que o vaso deve ser de tamanho grande e com furos no fundo. Mas o cultivo desta planta diretamente no solo é mais fácil e a mesma cresce melhor!

Como Regar Essa Planta?

A planta alecrim do campo normalmente é regada pela água da chuva. Mas a mesma precisa de um pouco de umidade, só que tolera bem o solo seco por um tempo. Desta forma essa planta não tolera bem o excesso de umidade e nem solo encharcado!

Mas se o cultivo for no solo, as regas não são uma preocupação grande. Basta regar no verão a cada 2 ou 3 dias. E no inverno as regas podem até ser suspensas. Isso pelo fato da água da chuva manter essa planta hidratada por muito tempo!

Mas se o cultivo do alecrim do campo for no vaso, as regas no verão são a cada 2 dias ou mais. E no inverno as regas são a cada 6 dias ou mais. Só que as regas no vaso depende do seu tamanho, clima do momento, local de cultivo e qualidade do solo.

-------------------------

-------------------------

-------------------------

-------------------------

-------------------------

-------------------------

Esse artigo foi escrito por Anderson e todo o contéudo aqui é protegido por direitos autorais. Jamais copie o contéudo do site sem autorização prévia. E lembre-se que as informações são apenas para conhecimento. Importante sempre consultar um médico antes de incluir qualquer chá ou suplemento na sua alimentação.
Mostrar 3 Comentários

3 Comentários

  1. SIDINEI LOPES DE LIMA

    POSSO CONSUMIR TODO DIA O ALECRIM DO CAMPO. TENHO AQUI EM MINHA CHÁCARA.

  2. Hamilton Antônio de Araújo

    Gostei da matéria. Todavia necessito saber se o alecrins-do-campo se adapta a região do Norte de Minas que possui elevadas temperaturas. Porém em área Irrigada.

  3. Hamilton Antônio de Araujo

    Alecrim do Campo tolera altas temperaturas em campo, porém, em solo irrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *