Neste artigo iremos falar sobre a suculenta aloe arborescens. E ensinar como cultivar usando informações simples.
O nome científico desta planta é aloe arborescens. Mas é conhecida de forma popular como babosa de arbusto e aloé do natal. Essa planta pertence a família das Xanthorrhoeaceae e ao gênero aloe.
Um detalhe interessante é que essa planta pode chegar a uma altura máxima de 3 metros. Mas normalmente cresce até 1 metro e meio. Ou seja, é uma planta de médio porte. É uma planta nativa da África do Sul.
Essa suculenta tem o seu ciclo de vida perene, tem o crescimento lento e a sua floração ocorre no inverno. Mas essa planta também é muito usada de forma medicinal!
Qual o Melhor Clima Para a Aloe Arborescens?
Essa planta eu recomendo o cultivo em sol pleno. Mas aceita o cultivo em meia sombra, desde que tenha bastante luminosidade. Em minhas experiências essa planta cresce melhor em sol pleno direto!
Mas essa aloe é muito tolerante a condições climáticas intensas. Ela tolera bastante calor e também frio. Eu apenas recomendo que evite expor essa planta a geadas fortes e um frio extremo.
A temperatura ideal para cultivar essa planta é entre 12°C e 29°C. Mas é uma planta muito resistente a mudanças no clima. E se adapta melhor a clima amenos, mas com bastante sol.
Qual o Melhor Substrato Para a Aloe Arborescens?
Essa planta é muito tolerante a solos inférteis. Então quanto melhor o substrato (solo) você oferecer, melhor será o crescimento desta planta.
Mas essa planta necessita de um substrato com excelente drenagem de água. Eu recomendo também que o substrato seja mais arenoso!
O substrato ideal para essa planta é areia grossa, compostos orgânicos e terra vegetal. Mas pode ser usado também 50% de areia grossa e 50% de terra vegetal.
Se você usar um adubo natural de farinha de osso a cada 3 meses, o crescimento desta planta será melhor. E eu recomendo que você mude o substrato desta planta uma vez por ano, caso tenha plantando em um vaso.
Como Regar Essa Suculenta?
A aloe é uma suculenta que necessita de pouca água para o seu desenvolvimento. Por se adaptar a situações inóspitas no seu habitat natural. E o excesso de água pode ser muito prejudicial a esta planta!
Então no verão as regas são mais intensas. E no inverno é interessante evitar regar. Mas se for regar que seja apenas quando estiver um inverno muito seco!
E se você plantou em um vaso, sempre regue quando o substrato estiver completamente seco. Mas caso você tenha plantado no solo, a chuva se encarrega de manter a planta hidratada.