Pular para o conteúdo

Ametista Saiba Tudo Sobre Essa Planta Incrível

    Neste artigo irei falar sobre a incrível e belíssima planta ametista. Mas irei ensinar tudo sobre o cultivo desta planta.

    O nome científico desta planta é Plectranthus saccatus. Mas é conhecida de forma popular como ametista ou planta ametista. Essa planta pertence a família das lamiaceae e ao gênero das plectranthus.

    Mas é uma planta nativa da África e seu ciclo é perene. Ou seja, é uma planta que dura alguns anos. Mas é uma planta de pequeno porte. Ou seja, atinge uma altura máxima de 60 centímetros.

    Mas a floração desta planta pode ocorrer durante o ano todo. E suas flores são lindíssimas e com cor roxa. Eu particularmente acho as flores desta planta uma dádiva da natureza.

    Mas as suas folhas são de cor verde e é uma planta herbácea. E a sua propagação pode ser feito por estaquias!

    Qual o Melhor Clima Para a Planta Ametista?

    Ametista: Saiba Tudo Sobre Essa Planta Incrível
    Ametista: Saiba Tudo Sobre Essa Planta Incrível / Créditos da Imagem: Desconhecido

    Essa planta gosta de um clima ameno, boa umidade e bastante luminosidade. Ou seja, não é muito adepta do calor extremo e frio extremo. Mas aceita o cultivo em meia sombra e luz filtrada.

    Eu recomendo o cultivo em meia sombra, em um ambiente bem arejado e com muita luminosidade. Mas se o cultivo for dentro de casa, mantenha essa planta perto de janelas iluminadas.

    E um detalhe importante é que essa planta não pode ser cultivada em sol pleno de alta intensidade. Ou seja, o sol extremo pode queimar as folhas e flores desta planta. Mas o sol ameno da manhã e da tardinha são aliados desta planta!

    A temperatura ideal para cultivar essa planta é entre 14°C e 26°C. Mas tolera um pouquinho de calor e de frio. Eu recomendo evitar expor a planta ametista ao sol extremo, geadas e frio extremo.

    Qual o Melhor Substrato Para a Planta Ametista?

    Essa planta precisa de um substrato rico em matéria orgânica. Mas também é uma planta que gosta do substrato com boa drenagem. E se possível um substrato que retenha uma boa umidade.

    Mas essa plantinha aceita o cultivo no vaso e no solo diretamente. Eu recomendo o cultivo no vaso, porque essa planta fica linda de forma ornamental.

    Mas o substrato que eu recomendo para essa planta no vaso, é areia grossa, terra vegetal e composto orgânico. Ou pode usar apenas terra de jardim e composto orgânico. Mas o substrato fica com menos qualidade!

    E pode usar um vaso ou jardineira para essa linda planta. Mas o mesmo deve ter bastante furos no fundo. E se possível coloque uma manta no fundo do vaso para melhor a qualidade do substrato.

    Mas se o cultivo for no solo, o mesmo deve ter uma boa quantidade de comporto orgânico e ser fértil. E como citado acima, mantenha em um canteiro ou local protegido do sol forte.

    Como Regar Essa Planta?

    Essa planta gosta do substrato úmido ou levemente úmido. Ou seja, necessita de água para crescer e florescer. Mas não tolera encharcamento do substrato ou até mesmo do solo.

    Se o cultivo for em vaso, eu recomendo no verão regas sempre que o substrato começar a secar. Mas evite que o mesmo seque completamente. E eu recomendo umas 4 ou 5 regas semanais no verão!

    Mas no inverno as regas são com menor intensidade. Ou seja, no máximo 3 regas na semana. E isso se deve pela umidade do inverno e a demora em secar o substrato.

    Mas se o cultivo for no solo, as regas do verão são a cada 2 ou 3 dias. E no inverno por causa das chuvas você pode até suspender as regas. Mas fique sempre atento ao solo, qualidade do substrato e situação do clima.

    E evite molhar as flores desta planta e as folhas. Ou seja, regue apenas o substrato ou solo da mesma.

    Como Fazer Mudas Desta Planta?

    Assista o vídeo abaixo e saiba como fazer mudas desta linda planta. Mas se gostar do vídeo deixe seu like e inscreva-se no canal.

    Esse artigo foi escrito por Anderson e todo o contéudo aqui é protegido por direitos autorais. Jamais copie o contéudo do site sem autorização prévia. E lembre-se que as informações são apenas para conhecimento. Importante sempre consultar um médico antes de incluir qualquer chá ou suplemento na sua alimentação.
    error: Este Conteúdo é Protegido Por Direitos Autorais!