Pular para o conteúdo

Cacto Pedra Saiba Tudo Sobre Essa Suculenta

    Neste artigo irei falar sobre um cacto muito diferente, que é o cacto pedra. Mas você irá saber tudo o cultivo deste tipo de cacto.

    Na verdade o cacto pedra é um gênero botânico, chamado de lithops. Mas nesse gênero das lithops você encontra diversos especies de plantas pedras. Ou seja, eles são literalmente similar a pedras.

    E o gênero das suculenta lithops pertencem a família das aizoaceae. Mas normalmente as plantas deste gênero são nativas da África. E essas plantinha são extremamente belas e com tamanhos pequenos.

    Mas essas plantinhas incríveis tem um mini caule e gostam de ficar um pouco enterrada na terra. E muitas desta plantinhas tem um floração lindíssima. Mas como citado, a altura máxima e de 10 centímetros.

    Um detalhe um pouco chato destas plantinha, é o seu crescimento. Ou seja, a grande maioria das espécies das lithops crescem lentamente.

    Qual o Melhor Clima Para o Cacto Pedra?

    Cacto Pedra: Saiba Tudo Sobre Essa Suculenta
    Cacto Pedra: Saiba Tudo Sobre Essa Suculenta / Créditos da Imagem: Link

    As plantas apesar de serem do mesmo gênero botânico, tem características diferentes. Mas de forma geral as suculentas cacto pedra gostam de luminosidade, calor e ventilação.

    Mas é um tipo de planta que não tolera muito umidade e gosta de boa ventilação. E o cultivo normalmente é em meia sombra, mas com muito luminosidade.

    Mas alguns espécies deste gênero toleram bem o cultivo em sol. E outras não toleram muito bem o sol extremo. Um outro detalhe é que essa planta não tolera o frio extremo e geadas intensas.

    Mas existem algumas espécies que toleram temperaturas negativas. E a temperatura ideal para cultivar essas pedrinhas é entre 10°C e 33°C.

    Qual o Melhor Substrato Para a o Cacto Pedra?

    As suculentas do gênero lithops gostam de um substrato com ótima drenagem. Mas também que seja arenoso e rico em minerais. Ou seja, um substrato fértil.

    Mas eu recomendo para essas suculentas um substrato com areia grossa, terra vegetal e vermiculita. Ou pode usar apenas terra de canteiro e areia grossa. Apenas evite sempre de usar areia de mar!

    O vaso para as plantinhas deste gênero são pequenos ou médios. Mas sempre com bastante furos no fundo. E se possível coloque um mantinha no fundo do vaso, antes de colocar o substrato.

    Como Regar Essas Suculentas?

    Lithops: Saiba Tudo Sobre Esse Gênero
    Lithops: Saiba Tudo Sobre Esse Gênero / Créditos da Imagem: Link

    As suculentas deste gênero necessitam de poucas regas. Ou seja, é uma plantinha que o excesso de água prejudica muito. E sempre evite usar pratinhos embaixo do seu vaso.

    Mas para evitar o apodrecimento da raiz, regue apenas quando o substrato estiver seco. E lembre-se de evitar molhar a planta, regue apenas o substrato para melhores resultados.

    Mas a grande maioria das espécies deste gênero entram em dormência no verão. Ou seja, evite regar nesse período. E se for regar, que seja o mínimo possível.

    Mas lembre-se que esse é um resumo das plantas do gênero das lithops. Nem todas as suas espécies tem a mesma forma de cultivar.

    Esse artigo foi escrito por Anderson e todo o contéudo aqui é protegido por direitos autorais. Jamais copie o contéudo do site sem autorização prévia. E lembre-se que as informações são apenas para conhecimento. Importante sempre consultar um médico antes de incluir qualquer chá ou suplemento na sua alimentação.
    error: Este Conteúdo é Protegido Por Direitos Autorais!