Neste artigo iremos falar sobre o cacto rabo de rato. Eu adoro esse cacto e irei ensinar a melhor forma para o seu cultivo.
O nome científico deste cacto é Disocactus flagelliformis. Mas é conhecida de forma popular como cacto rabo de rato. Essa planta pertence a família das cactaceae e é nativa do México.
Um detalhe sobre essa suculenta é que pode chegar a até 2 metros de comprimento. Mas essa planta floresce na primavera e pode durar até 60 dias.
Esse cacto é pendente, então o ideal é plantar em vasos de plástico leves ou cestas. Evite usar vasos pesados para plantar esse cacto!
Qual o Melhor Clima Para o Cacto Rabo de Rato?
Esse cacto necessita de calor e um cultivo em meia sombra. Ou seja, o ideal é cultivar em meia sombra, mas com bastante luz. E se possível deixar esse cacto pegar o sol da manhã que ajuda no seu crescimento.
Mas eu recomendo evitar cultivar em sol pleno de alta intensidade. A temperatura ideal para essa suculenta é entre 18°C e 28°C. Mas pode tolerar temperaturas maiores sem problemas.
Esse cacto é sensível ao frio extremo. Então eu recomendo evitar expor essa planta em geadas e temperaturas abaixo de 4°C. Se você morar em uma zona fria, tente cultivar o mesmo dentro de casa ou em locais mais quentes.
Qual o Melhor Substrato Para o Cacto Rabo de Rato?
Esse cacto necessita de um substrato bem arenoso. Mas também que tenha uma boa drenagem de água. E por ser um cacto o substrato necessita reter um pouco de umidade.
Eu recomendo o substrato com terra vegetal, areia grossa, compostos orgânicos e casca de pinus. Mas pode ser usado o substrato apenas com areia grossa e terra vegetal.
O pH ideal do substrato pode ficar entre 5,2 e 6. Mas aceita um pH pouco maior ou menor tranquilamente.
Como Regar Esse Cacto?
Esse cacto pode suportar longos períodos de seca. Então não necessita de muito água, apesar de ser um epífita. Mas necessita do necessário para crescer de forma saudável!
É muito importante evitar encharcar o substrato deste cacto. No verão as regas são mais intensas. Mas no inverno essa planta entra em dormência. Então ideal é diminuir as regas nesse período.
E lembre-se de regar somente quando o substrato estiver completamente seco. Mas regue pela manhã, assim você evitar fungos nocivos!