Neste artigo você irá saber tudo sobre a orquídea cattleya schilleriana, e a melhor forma de cultivar essa belíssima planta.
O nome científico dessa orquídea é cattleya schilleriana, e ela é originária do Brasil, mais especificamente na Bahia. Essa orquídea é uma epífita, ou seja, vive em árvores e troncos.
A época de floração desta é no inverno, mas também pode florir na primavera. A sua floração dura em média 15 dias.
Qual o Melhor Clima Para a Cattleya Schilleriana?

Essa orquídea deve ser cultivada em meia sombra, mas com uma excelente luminosidade. Ela também se desenvolve melhor em clima ameno e frio, mas evite que a mesma pegue geadas.
Mas é interessante, você levar a orquídea cattleya schilleriana para pegar o sol da manhã. Mas sempre evite o sol pleno de alta intensidade, esse tipo de sol irá prejudicar a sua planta.
Qual o Melhor Local Para Plantar Essa Orquídea?
Como citado no início do artigo, a cattleya schilleriana é uma orquídea epífita. Então ela deve ser plantada em árvores, troncos, cachepot ou vasos com substrato específico para epífitas.
Se você for plantar em um vaso, é melhor escolher um vaso leve e de plástico. Desta forma, você pode manter esse vaso suspenso.
Qual o Melhor Substrato Para Essa Orquídea?
Essa orquídea se for plantada diretamente em um tronco ou na árvore, não necessita de substrato, mas sim de um bom adubo orgânico e foliar.
Mas se você for plantar em um vaso, necessita simular um ambiente próximo ao seu habitat natural. O substrato deve ter uma excelente drenagem, manter uma boa umidade e ser rico em nutrientes.
Então você pode usar como substrato: Carvão vegetal, fibras de coco, pedras de rio ou de brita, galhos, casca de pinus ou musgo. Eu normalmente utilizo carvão vegetal e casca de pinus.
Como Regar a Cattleya Schilleriana?
Essa orquídea requer um cuidado especial na sua forma de regar. Então se você plantou em vaso, o ideal é regar o substrato bem, mas nunca encharcar. E também você deve ser manter uma umidade, não deixe o substrato secar completamente.
Mas se você for plantar em um tronco amarrado ou em uma árvore, o ideal é regar a raiz da sua orquídea e mantê-la sempre úmida.
Uma dica é você regar essa planta pela noite, mas não molhe as folhas, apenas o substrato. E nunca deixa secar completamente!