Dendrobium Thyrsiflorum Guia Desta Orquídea

Dendrobium Thyrsiflorum Guia Desta Orquídea

Neste artigo irei falar sobre um orquídea que gosto bastante, que é a dendrobium thyrsiflorum. E irei ensinar a melhor forma para o cultivo desta lindíssima orquídea.

O nome científico desta orquídea dendrobium thyrsiflorum. Mas pertence a família das Orchidaceae e ao gênero das Dendrobium. É uma planta nativa do Himalaia (Ásia) e seu ciclo de vida é perene.

Mas essa orquídea é uma planta epífita e rupícola. E pode chegar a uma altura de 60 centímetros. Mas é considerada uma planta de médio porte!

É uma orquídea com lindos cachos pendentes, ou seja, fica linda cultivada em uma cesta ou cachepots (vaso). Mas sua floração ocorre na primavera!

E um fato que acho muito interessante nessa orquídea é que suas flores são perfumadas e dá em média 55 flores. Mas o único problema é que a floração dura no máximo uma semana.

Qual o Melhor Clima Para a Dendrobium Thyrsiflorum?

Dendrobium Thyrsiflorum: Guia Desta Orquídea
Dendrobium Thyrsiflorum: Guia Desta Orquídea / Créditos da Imagem: Link

Essa linda orquídea necessita de um clima quente. Ou seja, pode ser cultivada em meia sombra e até mesmo no sol. Mas eu recomendo cultivar em meia sombra, mas com uma boa umidade, ventilação e luminosidade.

Caso você cultiva em sol pleno, evite o sol de alta intensidade do verão. Isso porque esse sol intenso pode queimar as suas folhas. Mas quando o cultivo for em meia sombra, leve a orquídea para o sol da manhã em alguns dias!

Se cultivar no jardim, use um sombreamento de 50% a 60%. Mas se cultivar dentro de casa, deixe sempre com excelente luminosidade e ventilação.

Essa orquídea gosta de calor, ou seja, a temperatura ideal para o seu cultivo é entre 15°C e 33°C. Mas ela também tolera bem o frio. Eu apenas recomendo evitar expor a geadas intensas, temperaturas negativas e sol pleno de alta intensidade.

Qual o Melhor Substrato Para a Dendrobium Thyrsiflorum?

Essa é uma orquídea como já citada acima, epífita e rupícola. Ou seja, se desenvolve em rochas, muros, troncos e árvores. Mas o substrato para essa orquídea deve ser leve, com excelente drenagem e fértil.

O substrato irá mudar de acordo com a forma de cultivo desta orquídea. Ou seja, se você cultivar em cachepots ou fixado em um tronco.

Mas se você cultivar fixada em um tronco, eu recomendo usar apenas musgo junto da raiz. Caso você cultive essa planta em um cachepots, o substrato recomendado é casca de pinus, fibras de coco e carvão vegetal.

Como Regar Essa Orquídea?

Essa orquídea necessita de água para se desenvolver com qualidade. Mas sempre evitando o excesso. Ou seja, a forma de regar irá mudar de acordo com a forma de cultivo desta orquídea.

Como já citado no substrato, essa planta aceita o cultivo fixada em um tronco ou em um cachepots (vaso). Mas em ambos os casos a forma de regar muda um pouco.

Quando você cultivar a orquídea dendrobium thyrsiflorum fixada em um tronco, a rega deve ser somente na raiz. O ideal é usar um borrifador!

Mas se você cultivar essa orquídea em um cachepots (vaso) o recomendado é manter o substrato sempre úmido. Ou seja, quando começar a secar, regue o substrato!

Mas em ambas as formas de cultivo, no verão as regas são mais intensas. E no inverno o ideal é diminuir as regas.

Deixe um Comentário

Comentários

Este artigo ainda não tem comentários. Quer deixar o seu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *