Neste artigo você irá conhecer uma super echeveria, que é a echeveria palida. Mas irá saber um guia completo para o cultivo desta suculenta. Ou seja, desde sua origem, clima, rega e substrato.
O nome científico desta suculenta é echeveria palida. Mas essa echeveria não é uma híbrida. E é nativa do México e seu ciclo de vida é perene. Mas essa suculenta pertence ao gênero das echeverias e a família das crassulaceae.
E essa linda suculenta pode atingir uma altura de até 50 centímetros. Ou seja, uma planta de pequeno/médio porte. Mas é uma suculenta que dá uma linda roseta e suas folhas tem cores vibrantes, com verde limão.
E as flores desta echeveria são linda e com cores rosa. Mas a floração normalmente ocorre no inverno e primavera.
Qual o Melhor Clima Para a Suculenta Echeveria Palida?
A echeveria palida para ficar linda precisa de muita luminosidade do sol. Ou seja, o sol ajuda muito essa planta crescer e florescer. Mas essa echeveria aceita o cultivo em sol e meia sombra.
Eu recomendo o cultivo em sol pleno, desde que você evite expor ao sol extremo do verão. Mas isso se deve ao fato do sol extremo do verão queimar suas folhas. Ou seja, o sol ameno da tarde e manhã são essenciais!
E você pode cultivar essa echeveria dentro de casa ou no apartamento. Mas nesse caso deve manter a mesma perto de uma janela iluminada e com ótima ventilação. E se possível expor ao sol ameno da manhã todos dos dias!
A temperatura ideal para a echeveria palida é entre 10°C e 31°C. Mas como essa é uma echeveria resistente, tolera bem o calor e frio. Apenas as geadas intensas e o sol extremo podem prejudicar essa suculenta.
Mas uma dica importante, se as folhas desta suculenta estiver com uma cor verde escuro. É sinal que falta luz solar!
Qual o Melhor Substrato Para a Suculenta Echeveria Palida?
O substrato para a echeveria palida deve ter uma excelente drenagem de água. E isso é muito importante para evitar o apodrecimento da raiz desta suculenta. Mas o substrato deve ser arenoso e fértil.
Eu recomendo o substrato para essa echeveria com areia grossa, terra vegetal e vermiculita. Mas a medida correta é 40% de areia grossa, 40% de terra vegetal e 10% de vermiculita.
E se quiser pode usar apenas terra de canteiro e areia grossa. Mas nesse caso o substrato fica com menos qualidade. Um detalhe importante é que o vaso deve ser de tamanho médio e com furos no fundo.
Como Regar Essa Echeveria?
Uma dica para regar essa echeveria é a de analisar o substrato. Ou seja, sempre que o mesmo secar completamente, você deve regar. Mas evite sempre regar essa planta com substrato úmido!
No verão por causa do calor, as regas no vaso são frequentes. Mas isso se deve ao fato do calor secar rapidamente o substrato. E no inverno por causa da umidade as regas são com menor intensidade.
Mas claro isso também depende do substrato que você irá usar e o clima do momento. E evite sempre molhar as folhas desta echeveria!
Gostei das orientações. Gostaria de saber como fazer mudas dessa planta. A minha está brotando do caule. É possivel retirar essas mudas e plantar?
Grato. Artur Gabriel