Pular para o conteúdo

Jerivá Um Guia Completo Sobre Essa Palmeira

    Neste artigo irei falar sobre a palmeira jerivá. E irei ensinar um guia completo sobre o cultivo desta linda planta.

    O nome científico desta palmeira é Syagrus romanzoffiana. Mas é conhecida de forma popular como jerivá ou palmeira jerivá. E essa planta pertence ao gênero das syagrus e a família das arecaceae.

    Mas essa palmeira tem o ciclo de vida perene e é nativa do Brasil (América do Sul). E essa palmeira pode atingir uma altura de até 30 metros na natureza. Só que fora do seu habitat atinge uma altura média de 15 metros!

    Mas as folhas desta palmeira são grandes, com um formato arqueada, de cor verde e pinadas. Só que a inflorescência desta palmeira é pendente, bem grande e ramificada. E um detalhe interessante é que a inflorescência pode ocorrer durante todo ano.

    Mas as flores são bem delicadas, pequenas e de cor amarelada. E as frutas são amareladas, em formato de ovo, bem suculenta e comestível. Só que a frutificação da jerivá ocorre normalmente de julho até setembro!

    Mas a forma de propagar essa linda palmeira é atreves das sementes. E um detalhe interessante sobre essa planta é que a mesma atrai diversos animais!

    Qual o Melhor Clima Para a Palmeira Jerivá?

    Jerivá: Um Guia Completo Sobre Essa Palmeira
    Jerivá: Um Guia Completo Sobre Essa Palmeira / Créditos da Imagem: Link

    A palmeira jerivá gosta de clima quente, média umidade e bastante luz solar. Mas a mesma se desenvolve bem em meia sobra e clima ameno. Alias a jerivá é uma palmeira bem tolerante a diversos tipos de climas!

    Só que para melhores resultados eu recomendo o cultivo em clima quente e sol pleno. Mas quando essa planta é nova, é interessante cultivar a mesma em meia sombra. E após ela se estabelecer começar a oferecer bastante sol ao longo do dia.

    Desta forma a palmeira jerivá precisa de no mínimo 6 horas de sol por dia. Mas a temperatura ideal para cultivar essa planta é entre 10°C e 30°C. Só que essa palmeira depois de estabelecida tolera bem o frio intenso e até mesmo geadas!

    Importante: Quando essa palmeira é nova tente evitar expor a geadas severas e frio intenso. Isso pode prejudicar um pouco o seu crescimento. E em inverno mais secos a jerivá frutifica com mais intensidade!

    Qual o Melhor Solo Para a Palmeira Jerivá?

    A palmeira jerivá gosta de um solo fértil, com boa teor de matéria orgânica e que tenha boa drenagem. Mas essa palmeira é bem tolerante em relação ao solo. Ou seja, é uma plantinha rustica.

    Desta forma a mesma consegue se desenvolver em solo argiloso e arenoso. Só que eu recomendo que você ofereça um solo com boa fertilidade. Isso ajuda na frutificação e crescimento desta palmeira!

    Mas se você quiser melhorar a intensidade da frutificação, use farinha de osso antes do processo. E eu não recomendo o cultivo da jerivá em um vaso!

    Como Regar Essa Palmeira?

    A palmeira jerivá gosta de regas regulares quando é nova. Mas quando essa planta começa se estabelecer, a mesma tolera bem a estiagem e o solo seco. Só que se puder evitar longos períodos de solo seco e estiagem é melhor!

    Mas se o cultivo for no solo, as regas no verão são até 5 vezes na semana. E no inverno as regas são a cada 3 ou 4 dias. Só que isso apenas se o inverno for seco e sem chuvas.

    Importante: Essa planta gosta de umidade quando nova, mas sempre evite o excesso de água. Isso pode prejudicar o crescimento desta palmeira!

    Esse artigo foi escrito por Anderson e todo o contéudo aqui é protegido por direitos autorais. Jamais copie o contéudo do site sem autorização prévia. E lembre-se que as informações são apenas para conhecimento. Importante sempre consultar um médico antes de incluir qualquer chá ou suplemento na sua alimentação.
    error: Este Conteúdo é Protegido Por Direitos Autorais!