Neste artigo irei falar sobre a planta maca peruana. E irei ensinar como cultivar essa planta de forma simples e com qualidade.
O nome científico desta planta é Lepidium meyenii. Mas é conhecida de forma popular como maca peruana ou maca andina. E essa planta pertence ao gênero das lepidium e a família das brassicaceae.
Mas a maca peruana é nativa do Peru e o seu ciclo de vida é anual (bienal). E esse tubérculo atinge uma altura de 10 centímetros. Só que a parte valiosa desta planta é o seu tubérculo!
As folhas da maca peruana são de cor verde, crescem perto de chão e são compostas. E as flores são delicadas, de tamanho pequeno, pecioladas e de coloração branca (amarelada). Mas a raiz desta planta é similar a do rabanete e até mesmo da cenoura.
Só que o tubérculo desta planta pode ter cores variadas, desde o roxo até branca. Mas essa planta é bastante estudada por ter diversos benefícios a nossa saúde. Ou seja, é uma planta milenar!
Qual o Melhor Clima Para a Planta Maca Peruana?
A planta maca peruana é nativa de um local onde a altitude média é de 3.000 metros. Desta forma, essa planta consegue se desenvolver em uma clima bem inóspito. Ou seja, se desenvolve em um local que as vezes a temperatura é de -20°C e as vezes é 23°C.
Mas a maca peruana gosta mesmo de um clima ameno, média umidade e bastante luz solar. Só que a mesma tolera bem o cultivo em meia sombra e clima frio. Alias essa planta não gosta muito de climas quentes!
Desta forma a mesma até se desenvolve em clima quente, mas com menos intensidade e com mais dificuldade. Mas se o cultivo esta planta for em meia sombra, mantenha a mesma em um local arejado e que pegue bastante luz solar filtrada.
E a maca peruana precisa de no mínimo 4 horas de sol por dia. Mas a temperatura ideal para o cultivo da mesma é entre 8°C e 27°C. Só que em temperaturas bem mais elevadas essa planta tem mais dificuldade de prosperar!
Mas a mesma tolera muito bem o frio intenso e até mesmo geadas. Só que para melhores resultados tente sempre evitar condições climáticas extremas!
Qual o Melhor Solo Para a Planta Maca Peruana?
A planta maca peruana consegue se desenvolver em solos pobres de nutrientes. Mas a mesma gosta de um solo arenoso e que tenha ótima drenagem. E se o solo reter um pouco de umidade é melhor ainda!
Mas se o cultivo for diretamente no solo, basta que o mesmo tenha boa drenagem e tenha um bom nível de matéria orgânica. E se possível retire as plantinha invasoras do solo!
Se o cultivo da planta maca peruana for no vaso, o substrato que eu recomendo é areia, um pouco de turfa, vermiculita e um pouco de terra vegetal. Mas o vaso pode ser de tamanho médio e com furos no fundo. E se possível use pedrinhas de brita no fundo do vaso!
Como Regar Essa Planta?
A planta maca peruana gosta de um pouco de umidade. Ou seja, essa plantinha prefere estar com o substrato ou solo levemente úmido. Mas a mesma consegue tolerar um curto período de tempo com o solo seco!
Só que para melhores resultados tente sempre evitar que isso ocorra. Mas se o cultivo desta planta for no vaso, as regas no verão são a cada 1 ou 2 dias. E no inverno as regas são a cada 3 ou 4 dias!
Mas caso o cultivo da maca peruana seja no solo, as regas no verão são quase diárias. E no inverno as regas são a cada 3 ou 4 dias.
Importante: Independente do clima e região tente sempre manter essa planta levemente úmida.