Pular para o conteúdo

Maranta Pavão Um Guia Completo Desta Planta

    Eu sou apaixonado pelas plantas do gênero das Calathea, e hoje irei falar sobre a maranta pavão. Mas irei ensinar tudo sobre o seu cultivo. Ou seja, desde sua origem, rega, clima e até substrato.

    O nome científico desta planta é Calathea makoyana. Mas é conhecida de forma popular como maranta pavão. E isso se deve ao fato das suas folhas serem similares a de um pavão. Mas é nativa do Brasil e seu ciclo é perene!

    Essa é uma planta pequena. Ou seja, essa folhagem atinge uma altura máxima de 50 centímetros. Mas essa planta enfeita ambientes externos!

    As folhas desta planta são grande e com manchas escuras. Mas um detalhe que acho incrível é que suas folhas novas tem um lado rosado. Ou seja, de um lado verde e de outro uma cor mais rosada!

    Qual o Melhor Clima Para a Maranta Pavão?

    Maranta Pavão: Um Guia Completo Desta Planta
    Maranta Pavão: Um Guia Completo Desta Planta / Créditos da Imagem: Desconhecido

    A maranta pavão gosta de umidade e calor. Ou seja, quanto mais calor e mais umidade sua região tiver, melhor será o cultivo. Mas essa plantinha aceita o cultivo em meia sombra e até mesmo sombra.

    Eu recomendo o cultivo em meia sombra, desde que você ofereça muita luminosidade. Mas essa planta não aceita bem o cultivo em sol pleno. Ou seja, evite sempre deixar a planta exposta direta ao sol.

    Se o cultivo for dentro de casa, deixa a planta em locais que pegue luz solar indireta. Mas também é importante o ambiente ter uma boa circulação de ar.

    A temperatura ideal para cultivar a planta maranta pavão é entre 15°C e 32°C. Mas apesar desta plantinha ser resistente, não tolera muito bem frio extremo e geadas intensas.

    Qual o Melhor Substrato Para a Maranta Pavão?

    Essa planta gosta do substrato levemente úmido. Mas também precisa de um substrato com boa drenagem e rico em nutrientes. Essa planta precisa de um substrato com matéria orgânica e que retenha um pouco a umidade.

    Mas eu recomendo o substrato para essa planta com terra vegetal, húmus de minhoca e vermiculita. E pode usar apenas terra vegetal e matéria orgânica.

    O vaso para essa planta deve ser de tamanho médio ou grande. Mas sempre com bastante furos no fundo. E use no fundo do vaso pedras de brita!

    Como Regar Essa Planta?

    Como citado acima, essa planta gosta do substrato levemente úmido. Mas isso não quer dizer que você deve encharcar o substrato. Isso pode prejudicar muito essa planta.

    Mas eu recomendo você esperar o substrato começar a secar para regar. Não deixe muito tempo o substrato seco. Isso prejudica a planta!

    Mas se o cultivo desta planta for em um vaso médio, as regas do verão são a cada 2 ou 3 dias. E no inverno as regas são a cada 5 ou 6 dias. Se o vaso for grande, o mesmo precisa de mais substrato.

    Mas nesse caso, irá demorar mais tempo para secar. Ou seja, para regar essa planta, você deve analisar o tamanho do vaso e o substrato. Além do clima que está na sua região.

    Esse artigo foi escrito por Anderson e todo o contéudo aqui é protegido por direitos autorais. Jamais copie o contéudo do site sem autorização prévia. E lembre-se que as informações são apenas para conhecimento. Importante sempre consultar um médico antes de incluir qualquer chá ou suplemento na sua alimentação.
    error: Este Conteúdo é Protegido Por Direitos Autorais!