Neste artigo iremos falar sobre a orquídea grapete e todas as suas principais características e curiosidades.
O nome científico da orquídea grapete é Spathoglottis unguiculata e ela é nativa da Oceania, Indonésia e Malásia. Uma curiosidade é que o gênero da Spathoglottis contém diversas espécies incríveis de orquídeas.
A orquídea grapete é uma orquídea terrestre e o seu ciclo de vida é perene. Essa orquídea também pode chegar a uma altura de 50 centímetros.
Uma forma de identificar se você tem mesmo essa orquídea é pelo seu aroma das suas flores, que é semelhante ao da uva. E a sua floração ocorre durante todo o ano.
Essa orquídea se propaga de duas formas. A primeira é por meio das divisão das touceiras e a segunda é por meio das suas sementes!
Qual o Melhor Clima Para a Orquídea Grapete?
Essa orquídea gosta muito do sol, umidade e calor. Ou seja, o melhor clima para ela é bem ventilado e com sol pleno de média intensidade. Mas ela também pode ser cultivada meia sombra, mas nesse caso tem que ter uma boa luminosidade.
Mas ela é prejudicada por frio intenso e principalmente pela geada. Ou seja, evite sempre que a sua orquídea grapete pegue geada.
Qual o Melhor Local Para Plantar?
Essa é uma orquídea terrestre, ou seja, o melhor local de plantar é diretamente no solo. Mas ela pode ser plantada em vasos que se desenvolve muito bem.
Ela também pode ficar dentro de casa ou no escritório, mas nesse caso é necessário que você tenha uma ótima iluminação. E leve a mesma para pegar sol pelo menos duas horas por dia.
Qual o Melhor Substrato Para Essa Orquídea?
Essa é a melhor parte dessa orquídea. Ela por ser uma orquídea terrestre não necessita de um substrato específico, apenas necessita de terra de qualidade e húmus de minhoca.
Então você pode plantar ela diretamente no solo, desde que seja rico em nutrientes e tenha uma boa drenagem. E eu recomendo usar um adubo natural de farinha de osso, para fortificar o solo para essa orquídea.
Como Regar a Orquídea Grapete?
Essa orquídea gosta de água, mas apenas o suficiente para se desenvolver. Ou seja, a regra das regas é sempre regar bem, mas nunca encharcar. E no caso dessa orquídea essa regra se aplica.
No verão ou quando o clima estiver muito seco e quente, analise o solo, se estiver seco é hora de regar. No inverno as regas diminuem, ou seja, mantenha apenas ela úmida.