Neste artigo iremos falar sobre a suculenta palmeira de madagascar e ensinar como cultivar essa belíssima suculenta.
O nome científico desta suculenta é Pachypodium rutenbergianum, mas ela é conhecida popularmente por palmeira de madagascar. Um fato interessante é que apesar do nome popular ter palmeira, essa planta é uma suculenta.
Essa suculenta pertence a família das Apocynaceae, é nativa de Madagascar e pode chegar a uma altura máxima de 8 metros. É uma planta/árvore de grande porte, por isso você deve ter um local espaçoso para plantar a mesma.
Qual o Melhor Clima Para Cultivar a Suculenta Palmeira de Madagascar?
Essa suculenta deve ser cultivada em sol pleno, mas se adapta muito bem a meia sombra ou sol parcial. Mas se você cultivar em meia sombra, é necessário uma boa luminosidade e um ambiente arejado.
Essa suculenta deve ser plantada no solo, e assim, o sol pleno irá se encarregar de desenvolver a planta. Mas se você plantar essa palmeira em um vaso, ela pode ficar em meia sombra, mas será necessário expor ela a umas 2 horas de sol por dia.
A temperatura ideal para cultivar essa suculenta é entre 12°C e 31°C, mas ela tolera temperaturas mais baixas também. Essa planta consegue ser bem resistente ao frio, suportando geadas e temperaturas negativas.
Mas se você plantou essa palmeira em um vaso, evite de expor ela a essa condições climáticas. E a palmeira de madagascar necessita de uma umidade média para se desenvolver.
Qual o Melhor Solo Para a Suculenta Palmeira de Madagascar?
A palmeira de madagascar necessita de um solo (substrato) que tenha uma excelente drenagem de água, retenha uma umidade baixa e seja rica em nutrientes.
O substrato recomendado para essa suculenta é uma mistura de terra vegetal e areia grossa. Ou seja, 50% de terra vegetal e 50% de areia grossa, mas você também pode usar um pouco de perlita ou vermiculita.
Como Regar Essa Suculenta?
Essa suculenta necessita de água no verão, ou seja, você deve regar bem o substrato nesse período, mas nunca encharcando o mesmo. O ideal é esperar o substrato secar completamente e regar novamente.
Mas em épocas frias e de inverno, você deve reduzir drasticamente as regas. Isso porque nesses períodos, a água demora muito mais tempo para evaporar, e o excesso de água pode acabar apodrecendo as suas raízes.