Pular para o conteúdo

Plantas Suculentas Conheça o Guia Completo

    Eu como um amante das plantas suculentas resolvi falar tudo sobre elas, as melhores técnicas para fazer mudas e as suas características.

    É importante você saber que existem milhares de suculentas, sendo que ainda não foi descoberto o número exato de quantas plantas suculentas existem.

    Uma curiosidade sobre as suculentas são que elas armazenam em suas folhas água, justamente pela adaptação em lugares inóspitos. Ou seja, ela se adaptou a não ficar sem água durante períodos muito longo.

    Conheça Algumas Espécies de Plantas Suculentas

    Como foi escrito, existem diversas espécies de suculentas, algumas muito raras e outras nem tanto. Mas, a grande vantagem é que para quem ama esse tipo de planta, a variedade não é problema.

    Algumas espécies de suculentas:

    • Echeveria elegans
    • Senecio rowleyanus
    • Sedum makinoi
    • Sedum morganianum
    • Kalanchoe tomentosa

    Ou seja, essas são algumas espécies de suculentas, dentro de um grupo de várias famílias.

    As Suculentas tem uma característica muito boa, que é a de embelezar o ambiente, isso porque ela não precisa de muitos cuidados, e assim a torna ideal para a nossa casa ou trabalho.

    Como Cuidar de Plantas Suculentas

    É interessante saber as técnicas de como cuidar das suculentas, porque apesar de ser simples, cada uma espécie tem uma característica única.

    Mas, de maneira geral, as suculentas exigem pouca água. E é ai que existe um problema. Muitas pessoas esquecem de regar a sua suculenta, e quando lembram, regam de forma demasiada, prejudicando ou até matando a mesma.

    Dica: Sempre que o solo que a sua suculenta estiver, ficar seco, é necessário um pequena rega, de modo apenas para garantir a reserva da planta.

     Plantas Suculentas
    Plantas Suculentas

    Outra coisa importante, a rega das suculentas deve ser feita apenas na terra, na parte que se encontra a sua raiz e nunca nas folhas. Quando você molha as folhas, aumentam as chances da mesma ter uma doença ou apodrecer.

    As plantas suculentas adoram o sol e também a luminosidade. Mas, é importante saber que não são todas as espécies de suculentas que podem ficar no sol direto.

    Ou seja, pelo menos uma hora de sol por dia ela deve pegar, mesmo que depois você a deixe em um local com menor luminosidade.

    O Vaso Para as Suculentas é Muito Importante

    Esse detalhe é muito importante para as suculentas: o vaso. Isso porque, dependendo do vaso, a sua suculenta não irá se desenvolver.

    Os vaso de plástico pode fazer mal para a sua planta, pelo fato do plástico liberar algumas substâncias nocivas para a planta. Ou seja, o vaso de barro é muito indicado para as plantas suculentas.

    Outro detalhe importante é o tamanho do vaso. Isso se deve ao fato, de que algumas suculentas tem raízes grandes, sendo assim, necessita de um vaso maior e com uma maior drenagem de água.

    Combinações de Suculentas

    Algo muito interessante nas plantas suculentas, é o fato delas combinarem entre si. Ou seja, você pode combinar sempre três a quatro espécies em um mesmo vaso.

    Diferença entre Suculentas e Cactos

    Algo muito incrível é que basicamente todos os cactos são suculentas, mas de forma contrária, nem toda suculenta pode ser denominada de cacto.

    Isto se deve ao fato, de que as suculentas retém muita água nas suas folhas, já o cacto geralmente não tem folhas, e assim, armazena água no seu caule.

    Informações Extras das Plantas Suculentas

    Se você não gosta de podar suas plantas ou não tem tempo, as suculentas são ideais para você. Basta apenas tirarmos o excesso de folhas e brotos para a mesma se desenvolver normalmente.

    Algumas suculentas podem ser tóxicas. É necessário analisar cada espécie para não colocar em risco crianças e animais de estimação.

    Esse artigo foi escrito por Anderson e todo o contéudo aqui é protegido por direitos autorais. Jamais copie o contéudo do site sem autorização prévia. E lembre-se que as informações são apenas para conhecimento. Importante sempre consultar um médico antes de incluir qualquer chá ou suplemento na sua alimentação.
    error: Este Conteúdo é Protegido Por Direitos Autorais!