Neste artigo irei falar sobre uma linda planta chamada de quaresmeira. E irei ensinar com cultivar essa planta de forma didática e prática.
O nome científico desta planta é Tibouchina granulosa. Mas é conhecida de forma popular como quaresmeira ou quaresmeira roxa. Essa linda planta pertence ao gênero das tibouchina e a família das melastomataceae.
Mas essa planta na natureza pode atingir quase 12 metros de altura. Só que quando o cultivo é no jardim ou em um vaso, o tamanho é bem menor. E essa planta linda é nativa do Brasil e seu ciclo de vida é perene.
Mas essa árvore tem lindas folhas que são grandes e similar ao couro. E as flores são grandes e de cor roxa ou rosa. A floração da quaresmeira ocorre normalmente no outono e na primavera. A quaresmeira é uma planta que cresce bem rápido.
Mas a forma de propagar essa planta é por sementes e por estaquias. Só que a propagação por sementes tem baixa taxa de germinação.
Qual o Melhor Clima Para a Planta Quaresmeira?
A planta quaresmeira gosta de um clima quente, boa umidade e sol pleno. Ou seja, seu habitat natural é na mata atlântica. Desta forma precisa uma boa umidade sempre e um clima quente.
Mas essa planta aceita o cultivo em um local mais sombreado. Só que o crescimento é mais lento e a sua floração é com menos qualidade. Desta forma eu recomendo o cultivo em sol pleno e clima quente.
A temperatura ideal para cultivar a planta quaresmeira é entre 15°C e 30°C. Mas é uma planta tolerante ao calor intenso e ao frio. Apesar de não gostar muito de geadas intensa e um frio intenso.
E essa planta precisa de no mínimo 5 horas de sol por dia. Isso garante uma linda floração e um crescimento adequado.
Qual o Melhor Solo Para a Planta Quaresmeira?
A planta quaresmeira gosta de um solo rico em matéria orgânica e que tenha uma boa drenagem. Mas essa planta precisa de um solo que retenha um pouco de umidade e seja fértil.
Ou seja, para melhores resultados use esterco de animal curtido e farinha de osso. Isso melhora a qualidade do solo e consequentemente a qualidade desta planta.
Mas eu não recomendo o cultivo da quaresmeira em vaso. Além de ser bem complicado, a planta cresce com menor qualidade. Desta forma o ideal é sempre cultivar diretamente no solo.
Mas se você quiser cultivar em um vaso, o substrato que eu recomendo é terra de jardim, terra vegetal e húmus de minhoca. E o vaso deve ser de tamanho grande e com furos no fundo.
Como Regar Essa Planta?
A planta quaresmeira gosta do solo sempre úmido. Ou seja, é uma planta que precisa de regas regulares quando é nova para crescer. Mas mesmo adorando umidade, essa planta não tolera o excesso de água.
Eu recomendo que no primeiro ano de vida, você mantenha o solo desta planta sempre úmido. Após esse tempo as regas podem ser com menor frequência.
Ou seja, no verão as regas nesta planta são a cada 2 dias ou mais. Mas no inverno as regas são a cada 5 dias ou mais. E lembre-se de tentar regar mais quando a quaresmeira é nova.
Importante: Regue essa planta sempre pela manhã ou tardinha. Isso ajuda a manter a qualidade da planta e evita a proliferação de doenças.