Neste artigo irei falar da quebra pedra rasteira, uma plantinha muito conhecida no Brasil. E irei ensinar qual a melhor forma de cultivar essa plantinha medicinal.
O nome científico desta planta é euphorbia prostrata. Mas ela é conhida de forma popular como Quebra Pedra Rasteira. Essa suculenta é nativa do Caribe e seu ciclo de vida é perene.
Um detalhe sobre essa plantinha é que em alguns locais é uma praga. Ou seja, uma erva daninha. Mas para algumas pessoas essa plantinha serve de forma medicinal.
A planta quebra pedra rasteira pode chegar a uma altura máxima de 15 centímetros. Mas é uma plantinha que vira uma touceira!
Qual o Melhor Clima Para a Planta Quebra Pedra Rasteira?
Essa plantinha é nativa do Caribe, ou seja, adora um clima tropical. Mas de forma mais especifica essa planta gosta de calor, boa ventilação e um pouco de umidade.
Mas eu recomendo o cultivo em sol pleno e meia sombra. E de forma mais especifica em sol pleno. A temperatura ideal para o cultivo desta plantinha é entre 20°C e 33°C. Mas tolera temperaturas menores!
E essa plantinha é sensível ao frio extremo, ou seja, evite geadas e temperaturas negativas.
Qual o Melhor Substrato Para a Planta Quebra Pedra Rasteira?
Essa plantinha é tolerante a solos (substratos) pobres em nutrientes. Mas sempre ofereça o melhor para a sua planta. E nesse caso é um solo fértil, rico em nutrientes e que não encharque.
Eu recomendo o cultivo desta plantinha no jardim (diretamente no solo). Mas sempre tenha em mente que essa plantinha é uma invasora.
E algumas pessoas cultivam em vaso, para usar de forma mais medicinal. Mas nesse caso, o substrato que eu recomendo é terra vegetal (terra de canteiro) e areia grossa. E use um vaso grande, porque essa plantinha se espalha muito!
Como Regar Essa Planta?
A quebra pedra rasteira gosta de água, ou seja, mantenha essa plantinha sempre hidratada. Mas jamais encharque a mesma quando estiver cultivando em um vaso.
Ou seja, a melhor forma de cultivo desta planta é no solo. Mas nesse caso as regas são no máximo 3 vezes por semana no verão. E uma vez no inverno!
Mas claro as regas irão depender do solo, ou seja, sempre deixe secar, para assim regar novamente o solo.
E caso você cultive essa plantinha em um vaso, talvez no verão as regas sejam diárias. E no inverno no máximo duas vezes na semana. Mas espere sempre o substrato do vaso secar completamente.