Neste artigo irei falar sobre uma plantinha que gosto muito, que é a suculenta coração partido. Mas irei falar tudo sobre o seu cultivo, ou seja, um guia completo.
O nome científico desta suculenta é corpuscularia lehmannii. Mas é conhecida de forma popular como coração partido ou planta gelo. Essa planta pertence a família das Aizoaceae e ao gênero das corpuscularia.
Um detalhe sobre essa plantinha é que pode chegar a uma altura máxima de 30 centímetros. Ou seja, uma suculenta de pequeno porte. Desta forma é ideal para cultivar dentro de casa ou no jardim.
Mas essa planta é nativa da África do Sul e o crescimento é um pouco lento. A floração desta planta ocorre no verão. E suas flores são amarelas!
Qual o Melhor Clima Para a Suculenta Coração Partido?
Essa suculenta gosta de clima quente, com pouca umidade e bem ventilado. Ou seja, quanto mais calor e sol, melhor será o crescimento desta planta. Mas essa suculenta aceita o cultivo em sol pleno e meia sombra.
Eu recomendo o cultivo em sol pleno e com muita ventilação. Mas evite o sol forte de alta intensidade do verão. Esse sol forte pode prejudicar um pouco essa plantinha.
Mas se quiser cultivar dentro de casa, certifique-se de colocar essa suculenta em um local com muita luminosidade. E de preferencia perto de uma janela de frente para o sol.
E talvez seja necessário expor essa plantinha ao sol ameno da tarde ou da manhã. Mas isso se o cultivo for dentro de casa.
A temperatura ideal para o cultivo da suculenta coração partido é entre 12°C e 32°C. Mas quanto mais o clima for ameno e quente, melhor será o crescimento desta planta.
Apenas evite expor essa suculenta em geadas, neve e temperaturas negativas. Isso pode prejudicar o crescimento e florescimento desta planta!
Qual o Melhor Substrato Para a Suculenta Coração Partido?
Essa suculenta requer um substrato com ótima drenagem. Mas o substrato deve ser aerado e arenoso. E se possível use um substrato rico em nutrientes par um melhor crescimento desta planta.
Mas eu recomendo o substrato para a suculenta coração partido, com areia grossa e terra vegetal. E pode usar folhas secas para melhorar a qualidade do mesmo.
O vaso pode ser de tamanho médio e com muitos furos. Os furos são importantes para evitar o apodrecimento da raiz.
Como Regar Essa Suculenta?
Essa plantinha requer água. Mas claro, não em excesso para não apodrecer a sua raiz. E se o cultivo for em vaso, evite sempre o uso de pratinhos embaixo do mesmo.
Essa plantinha no verão necessita de regas constante. Mas sempre regue o substrato quando o mesmo estiver seco. E evite que o substrato fique seco por mais de 24 horas. Isso prejudica essa planta!
Mas no inverno as regas podem ser mais espaçadas. Ou seja, umas 3 vezes na semana ou menos é o suficiente. Mas fique atento porque essa plantinha desidrata bem fácil.