Neste artigo irei falar sobre a lindíssima orquídea cattleya trianae. E ensinar a melhor forma para o seu cultivo.
O nome científico desta planta é cattleya trianae. Mas é conhecida de forma popular como orquídea de natal ou flor de maio. Essa orquídea pertence ao gênero das Cattleya e é nativa da Colômbia.
Mas essa orquídea pode chegar a uma altura de até 50 centímetros. Ou seja, uma planta de pequeno/médio porte. A sua flor é grande e seu habitat natural é em matas subtropicais.
Mas essa é uma orquídea epífita, ou seja, se desenvolve em troncos e árvores. E sua floração ocorre normalmente no outono.
Qual o Melhor Clima Para a Orquídea Cattleya Trianae?
Essa orquídea é da Colômbia e cresce em uma altitude de até 1500 metros. Ou seja, necessita de de clima mais ameno e bastante luz. Mas também necessita de uma média/alta umidade relativa do ar.
Eu recomendo o cultivo em meia sombra, com bastante luminosidade e com uma excelente ventilação. Mas o sombreamento ideal para essa planta é de 50%.
A temperatura para cultivar a cattleya trianae é entre 14°C e 26°C. Mas aceita bem temperaturas mais elevadas. Eu recomendo que você não exponha essa orquídea em sol pleno, geadas intensas e frio extremo.
Qual o Melhor Substrato Para a Orquídea Cattleya Trianae?
Essa orquídea necessita um substrato simples, mas funcional. Ou seja, o substrato deve ter um boa drenagem. Mas também deve ser rico em nutrientes para um crescimento de qualidade.
Eu recomendo o substrato para essa orquídea com carvão vegetal, casca de pinis e esfagno. Mas também pode ser usado fibras de coco. Isso se você cultivar essa planta em um vaso ou cesta.
Caso você plante a cattleya trianae como uma epífita, ou seja, fixada no tronco ou na árvore o substrato será diferente. Mas basta você usar o esfagno quando fixar a orquídea.
Como Regar Essa Orquídea?
A cattleya trianae necessita de água, isso pelo fato de ser nativa de altas altitudes. Ou seja, sempre mantenha o substrato úmido. Mas nunca encharcando o mesmo.
E a forma de regar irá mudar dependendo de como você cultiva essa orquídea. Ou seja se for no vaso ou se for fixada em um tronco. Mas caso seja em um vaso, o ideal é sempre manter o substrato úmido.
No verão as regas no vaso são mais intensas, ou seja, 4 vezes na semana ou mais. Mas no inverno, o ideal é regar o máximo 2 vezes.
E se você cultivar essa orquídea fixada em um tronco, ou seja, como uma epífita. Basta você manter a raiz sempre úmido. Mas sempre evitando excesso, para não apodrecer a raiz da planta.