Neste artigo irei falar sobre um suculenta diferente, que é a agave polvo. E irei ensinar tudo sobre essa linda plantinha.
O nome científico desta suculenta é agave vilmoriniana. Mas é conhecida de forma popular como agave polvo. É uma suculenta que pertence a família das Agavaceae e ao gênero das Agave.
Mas um detalhe sobre essa agave é que pode chegar a uma altura de até 1 metro e 20 centímetros. E a sua inflorescência pode chega a uma altura de até 6 metros. Ou seja, é uma maravilha da natureza.
Essa suculenta é nativa do México, seu ciclo de vida é perene e tem um crescimento rápido. Mas para tristeza de muito, essa suculenta é uma monocárpica, ou seja, depois que floresce ela morre.
E essa suculenta belíssima pode durar muitos anos. Mas para cultivar essa agave no jardim, você precisa de um espaço considerável.
Qual o Melhor Clima Para a Suculenta Agave Polvo?
Essa agave é do México, ou seja, gosta de um clima mais quente e úmido. Mas essa suculenta aceita o cultivo em sol pleno e meia sombra. Eu recomendo cultivar essa agave em sol pleno, mas evitar o sol de alta intensidade do verão.
Mas para isso basta colocar um sombreamento de 40% ou 50% na planta, quando o sol for de alto grau de intensidade. E se cultivar em meia sombra, certifique-se que tenha muita luminosidade e boa ventilação.
Mas é interessante expor essa suculenta em sol pleno por algumas horas, isso quando cultivada em meia sombra. Eu recomendo que você cultive essa suculenta no jardim, isso porque dentro de casa é um pouco inviável.
A temperatura ideal para o cultivo da agave polvo é entre 16°C e 32°C. Mas tolera temperaturas menores também. Eu só recomendo que não exponha essa planta em frio extremo e geadas.
Qual o Melhor Substrato Para a Suculenta Agave Polvo?
Essa agave necessita de um solo (substrato) com uma boa drenagem de água e rico em nutrientes. Ou seja, quanto mais matéria orgânica o solo ter, melhor será o crescimento desta planta.
Mas essa planta aceita um cultivo no jardim (diretamente no solo) ou em um vaso. No caso de cultivar no vaso, é mais complicado, mas aceita bem esse tipo de cultivo.
Mas eu recomendo você colocar no seu solo um pouco de cascalho e farinha de osso. E se você quiser cultivar no vaso, use um de tamanho grande e com bastante furos.
Mas o substrato desta planta para cultivar em vaso, é terra vegetal, areia grossa, matéria orgânica e húmus de minhoca. E também pode adicionar um pouco de cascalho e farinha de osso.
Como Regar Essa Suculenta?
Essa plantinha é muito tolerante ao calor e também a secas. Ou seja, se desenvolve bem com pouca água. Mas ofereça sempre o melhor para a sua plantinha.
Neste caso, se cultivada em solo (jardim) mantenha o solo sempre com um pouco de umidade. Mas nunca encharque o mesmo, isso pode apodrecer a raiz desta agave.
No verão, as regas são diárias para melhorar o crescimento desta planta. Mas no inverno, o ideal é que você diminua as regas. Ou seja, no máximo duas vezes na semana.
Mas se você cultivar no vaso, sempre espere o substrato secar completamente para regar novamente. Quando cultivada em vaso, a chance de encharcar o substrato é grande, por isso fique sempre atento(a).