Neste artigo irei falar sobre a suculenta colar de bananas. Mas também irei ensinar um guia completo desta linda plantinha.
O nome científico desta suculenta é Senecio radicans. Mas é conhecida de forma popular como suculenta colar de bananas. Essa planta pertence a família das Asteraceae e ao gênero das Senecio.
Mas essa suculenta é nativa da África do Sul e o ciclo é perene. E pode chegar a um comprimento de até 1 metro. Ou seja, é uma suculenta pendente!
Mas a floração desta suculenta pode ocorrer várias vezes no ano. E o seu crescimento é rápido!
Qual o Melhor Clima Para a Suculenta Colar de Bananas?
Essa suculenta gosta de clima seco, calor e ótima luminosidade. Mas aceita o cultivo em meia sombra e sol pleno. Eu recomendo o cultivo em meia sombra, mas com boa ventilação e luminosidade.
Mas se você quiser cultivar dentro de casa, exponha essa planta perto e uma janela iluminada. Ou pode cultivar na varanda como uma planta pendente!
Apesar desta suculenta gostar de sol e calor, o sol extremo (verão) pode queimar as suas folhas. Mas nesse caso é interessante evitar a exposição por longos períodos a esse sol forte.
A temperatura ideal para cultivar a suculenta colar de bananas é entre 16°C e 33°C. Mas tolera bem climas frios e quentes. Eu só recomendo evitar expor essa suculenta a situações extremas. Como geadas e neve!
Qual o Melhor Substrato Para a Suculenta Colar de Bananas?
A suculenta colar de bananas é muito tolerante a diversos substratos. Ou seja, ela se desenvolve em habitar bem pobres em nutrientes. Mas o ideal é que o substrato tenha uma ótima drenagem. E seja fértil!
Mas eu recomendo o substrato para essa plantinha com areia grossa e terra vegetal de qualidade. Você pode usar também terra de canteiro e um pouco de matéria orgânica.
O vaso recomendado para essa suculenta é de plástico ou uma cesta. Isso porque essa plantinha é uma suculenta pendente!
Como Regar Essa Suculenta?
Essa suculenta não necessita de muita água para crescer e florescer. Ou seja, o excesso de água pode apodrecer a raiz desta suculenta. E sempre evite usar pratinhos embaixo do vaso.
Mas no verão as regas são com mais frequência. Ou seja, em média uma rega a cada 2 dias. Mas no inverno as regas são a cada 3 ou 4 dias. E sempre regue essa planta quando o substrato estiver completamente seco.
Uma outra dica é sempre regar essa suculenta pela manhã. Mas regue apenas o substrato, evite molhar as folhas desta plantinha.