Neste artigo irei falar sobre uma echeveria que gosto muito de cultivar, que é a echeveria gila. Mas irei ensinar tudo sobre essa linda plantinha echeveria!
O nome científico desta suculenta echeveria gila. Mas pertence a família das crassulaeceae e ao gênero das echeverias. Essa é uma plantinha de pequeno porte. Ou seja, chega no máximo a 25 centímetros de altura.
Mas essa echeveria é um híbrido. Ou seja, é uma criação denetica do cruzamento da echeveria laui e echeveria gigantea. As folhas desta echeveria são verdes com as pontos avermelhadas.
Qual o Melhor Clima Para a Suculenta Echeveria Gila?
Essa é uma plantinha hibrida. Ou seja, é muito mais resistente que as plantas originais. Mas essa echeveria gosta de calor, umidade baixa e muita luminosidade. Ou seja, aceita o cultivo em meia sombra e sol pleno.
Eu recomendo o cultivo em meia sombra, mas com uma grande exposição a luminosidade. Mas se quiser cultivar em sol pleno, apenas evite o sol forte do verão. Isso porque esse sol de alta intensidade pode queimar as folhas!
Mas se quiser cultivar dentro de casa, mantenha essa planta perto de uma janela iluminada e com boa ventilação. E será necessário expor essa plantinha ao sol ameno da manhã, por pelo menos 2 vezes na semana.
A temperatura ideal para o cultivo da echeveria gila é entre 11°C e 32°C. Mas tolera temperaturas mais elevadas. Apenas evite expor essa suculenta em geadas, frio extremo e neve.
Qual o Melhor Substrato Para a Suculenta Echeveria Gila?
Essa planta é bem tolerante a diversos substratos. Mas isso se deve ao fato de ser uma híbrida. Ou seja, o substrato deve ter uma boa drenagem de água. E se possível que seja um substrato arenoso.
Mas eu recomendo o substrato com areia grossa, terra vegetal e vermiculita. E pode usar apenas terra de canteiro e areia grossa. O ideal é usar um vaso de tamanho médio e com furos.
Como Regar Essa Echeveria?
A echeveria gila precisa de pouca água para crescer e florescer. Ou seja, evite sempre o excesso de água. Mas também evite usar pratinhos embaixo do vaso desta planta.
Sempre regue o substrato quando o mesmo estiver seco. Mas não deixe o mesmo seco por muito tempo. No verão as regas são frequentes. Ou seja, até umas 5 vezes na semana. Mas no inverno, no máximo 3 regas por semana!
E sempre regue apenas o substrato, evite molhar as folhas desta echeveria. Mas é interessante sempre regar pela manhã, assim você evita a proliferação de fungos nocivos.