Neste artigo irie falar sobre a incrível árvore graviola. E irei ensinar como cultivar essa árvore de forma simples e fácil.
O nome cientifico desta árvore é Annona muricata. Mas é conhecia de forma polar como graviola ou gravioleira. E essa árvore pequena pertence ao gênero das annona e a família das annonaceae.
Mas essa árvore é nativa da América Central e o seu ciclo de vida é perene. E essa árvore pode atingir quase 8 metro de altura. Ou seja, um árvore de médio porte!
Só que as suas folhas são de cor verde, formato mais elíptico e com uma nervura central. Mas as flores são solitárias, de coloração amarelada e normalmente se abrem pela manhã. E a floração pode ocorrer durante todo ano, com mais intensidade em épocas quentes!
Mas o fruto tem um formato ovoide, com uma casca verde clara quando maduros e possuem espículas. Ou seja, espículas são bem similar aos espinhos, mas são moles e mais recurvados!
E essa planta demora em média 4 anos para dar frutos. Mas a frutificação ocorre com mais intensidade no outono!
Qual o Melhor Clima Para a Árvore Graviola?
A árvore graviola (gravioleira) gosta de um clima quente, boa umidade e bastante sol. Mas a mesma tolera bem o cultivo em clima ameno e meia sombra. Só que eu recomendo o cultivo em clima quente e sol pleno!
Mas se o cultivo desta pequena árvore for em um local de meia sombra, o mesmo deve pegar todo o sol da manhã, ser arejado e espaçoso. E se o cultivo for em sol pleno, essa planta cresce e frutifica om melhor qualidade!
Desta forma, a árvore graviola precisa de no mínimo 5 horas de sol por dia. Mas a temperatura ideal para o cultivo desta planta é entre 18°C e 30°C. E a mesma tolera bem o calor intenso e um frio ameno!
Mas essa árvore não tolera o frio severo e principalmente geadas. Ou seja, essa árvore pode não resistir a períodos longos de frio e ficar exposta a geadas. E a forma de propagar a gravioleira é através da sementes!
Qual o Melhor Solo Para a Árvore Graviola?
A árvore graviola (gravioleira) gosta de um solo bem profundo e que tenha boa drenagem. Mas é interessante que o solo tenha um ótimo teor de matéria orgânica. E se possível um solo mais argiloso!
Mas se o cultivo desta planta for no vaso, o solo que eu recomendo é terra vegetal, húmus de minhoca, esterco de anima curtido e um pouco de areia grossa no fundo. E o vaso deve ser de tamanho grande, de boca larga e com furos no fundo!
Se o cultivo da gravioleira for no solo diretamente, o mesmo deve apenas ser fértil, não acumular água em excesso e ter um bom teor de matéria orgânica. Mas o local deve ter um bom espaço e ter boa circulação de ar!
Como Regar Essa Árvore?
A árvore graviola (gravioleira) precisa de um solo úmido quando nova. Mas após um ano você pode diminuir drasticamente as regas. Ou seja, quando você notar que a árvore está estabelecida!
Caso o cultivo desta planta seja no vaso, as regas no verão são a cada 1 ou 2 dias quando nova. Mas no inverno as regas são a cada 3 dias ou mais. Após um ano, a s regas são no máximo 2 vezes na semana!
Mas se o cultivo da gravioleira for no solo diretamente, as regas no verão são a cada 1 ou 2 dias quando. E no inverno as regas são a cada 5 dias ou mais. Só que após a árvore se estabecler as regas são no máximo 1 vez na semana!
Importante: No inverno devido a umidade e volume alto de chuvas as regas podem até ser suspensas. E as regas no vaso depende do tamanho, qualidade do solo e local de cultivo.
Gostaria de produzir graviola em vasos.
Estou com 200 pés a opção de vaso e que onde pretendo plantar o solo e muito pobre.
O vaso para esse plantio de ser de quantos litros.