Eu gosto muito das planta do gênero das calathea, e hoje irei falar sobre a maranta cascavel. Mas irei ensinar tudo sobre o cultivo desta planta!
O nome científico desta planta é Calathea lancifolia. Mas ela é conhecida de forma popular como maranta cascavel, Essa linda planta é nativa do Brasil e o seu ciclo é perene. Mas é considera uma planta de folhagem!
É uma planta de pequeno porte. Ou seja, atinge uma altura máxima de 80 centímetros. Mas é muito usada de forma ornamental dentro de casa ou em apartamentos. Pertence a família das marantaceae e ao gênero das Calathea!
Um detalhe importante é que essa plantinha é levemente tóxica. Ou seja, evite deixar crianças e animais terem contato com essa plantinha. Mas suas folhas tem cores bem verdes e com manchas roxas.
Qual o Melhor Clima Para a Planta Maranta Cascavel?
Essa folhagem gosta de calor, média luminosidade e umidade. Mas aceita bem o cultivo em sombra e meia sombra. Eu recomendo o cultivo em meia sombra e com boa luminosidade.
Mas se o cultivo for em sombra, será necessário oferecer um pouco de luz solar indireta em algum momento do dia. E se o cultivo for dentro de casa, mantenha essa plantinha perto de janelas iluminadas.
Mas evite sempre cultivar em sol pleno essa planta. O sol ameno da manhã e da tardinha podem fazer bem para essa planta. Mas o sol extremo de verão e de algumas regiões podem prejudicar muito suas folhas.
A temperatura ideal para cultivar a maranta cascavel é entre 15°C e 34°C. Ou seja, essa planta é sensível ao frio extremo e principalmente geadas.
Qual o Melhor Substrato Para a Planta Maranta Cascavel?
Essa planta gosta de um substrato levemente alcalino e com boa drenagem. Mas é importante que o substrato retenha um pouca a umidade e seja rico em matéria orgânica.
Eu recomendo o substrato para a maranta cascavel em vaso, com terra vegetal, matéria orgânica e terra de canteiro. Mas se o cultivo for no solo, apenas ofereça um solo fértil e rico em nutrientes.
O vaso para essa planta deve ser de tamanho médio ou grande. Mas é importante ter muito furos no fundo. E no fundo do vaso, antes de colocar o substrato, use uma manta e pedras de brita.
Como Regar Essa Planta?
Essa planta gosta de estar com seu substrato sempre úmido ou levemente úmido. Ou seja, é uma planta que precisa de água. Mas nunca em excesso!
Eu recomendo que você espere sempre o substrato começar a secar para regar essa planta. Mas não deixe o substrato seco por muito tempo, isso prejudica essa planta.
No verão as regas são bem intensas. E isso se deve ao fato do calor evaporar rapidamente água do vaso. Mas se o vaso for grande esse processo é mais lento. Ou seja, as regas são com menor frequência!
Mas no inverno as regas são apenas para manter a plantinha. Ou seja, pelo excesso de umidade do inverno, as regas são com menor frequência.
Tenho uma planta bem parecida com essa de nome Maranta Cascavel. Há muitos anos peguei uma mudinha de umas três folhas, numa beira de casa. Plantei e não esperava que ela fosse ter tantas folhas, como também durar tanto tempo. Até lhe dei o nome de parideira porque quando eu menos espero estão brotando outras folhas. E são muitas. O que me chamou mais a atenção foi que no ano passado, no mês de outubro nasceram diversas flores brancas, lindas, pequenas, rentes ao solo. Nesse mês vieram as flores novamente, e até o momento são três cachos com três flores em cada um, e já apareceram mais seis botões e todos rentes ao solo. Elas não duram muito tempo, mas o suficiente para eu ir fazendo fotos à medida que os botões vão abrindo.
O curioso é que peguei muda para dar a uma pessoa, mas ela morreu.
Eu nunca vi essa planta em nenhum outro lugar e gostaria de enviar foto para saber se realmente é a Maranta Cascavel, que para mim é a PARIDEIRA.