Neste artigo irei falar sobre a lidíssima planta maranta zebrina. E irei ensinar tudo sobre o cultivo da mesma. Ou seja, um guia completo!
O nome cientifico desta planta é Calathea zebrina. Mas a mesma é conhecida de forma popular como maranta zebrina ou maranta zebra. E essa folhagem linda pertence ao gênero das calathea e a família das marantaceae.
Mas essa folhagem tem o ciclo de vida perene e é nativa do Brasil. E essa planta pode atinge uma altura de quase um metro e meio. Só que normalmente atinge uma altura de 80 centímetros!
Mas as folhas desta folhagem são belíssimas, de tamanho grande, com uma coloração verde forte e faixas transversais com uma cor verde fraca. E na parte de traz da folha a sua coloração é roxa.
As flores são delicadas, de coloração roxa e com brácteas roxas. Mas a floração não é muito ornamental e fica escondida entre as folhas. Só que a forma de propagar essa folhagem é através da divisão da planta!
Qual o Melhor Clima Para a Planta Maranta Zebrina?

A folhagem maranta zebrina gosta de um clima úmido, quente e com média luminosidade. Ou seja, essa planta tolera bem o cultivo em meia sombra e ate mesmo sombra. Mas eu recomendo que você sempre ofereça um pouco de luz solar indireta ou filtrada par a mesma!
Só que a maranta zebrina não tolera o cultivo em sol pleno de alta intensidade. Ou seja, esse sol pode queimar as folhas desta planta rapidamente. Mas se o cultivo for em meia sombra, o local deve pegar a luz solar filtrada ou indireta.
E essa linda folhagem pode ser cultivada dentro de casa, dede que o local tenha boa circulação de ar. Mas se possível o local deve ter uma boa luminosidade. Só que a planta maranta zebrina não tolera bem temperaturas baixas e frio intenso.
Ou seja, essa planta gosta de climas quentes e com alta umidade. Mas as folhas desta planta pode ficar seca nas bordas se a umidade for muito baixa.
Qual o Melhor Solo Para a Planta Maranta Zebrina?
A planta maranta zebrina gosta de um solo rico em matéria orgânica e que tenha uma boa drenagem. Mas essa planta adora umidade, desta forma o solo deve reter uma boa umidade. Ou seja, isso garante ótimo crescimento e beleza das folhas!
Mas se o cultivo da maranta zebrina for no vaso, o substrato que eu recomendo é terra de jardim, terra vegetal, areia grossa e um pouco de húmus de minhoca. E o vaso deve ser de tamanho médio ou grande. Só que se possível use pedras de brita no fundo do vaso!
Mas se o cultivo desta folhagem for no solo diretamente, o solo deve apenas ser fértil e ter uma boa drenagem. E se possível sempre cultive essa planta em locais que não pegue o sol pleno!
Como Regar Essa Planta?
A maranta zebrina gosta de umidade. Ou seja, essa plantinha precisa de regar regulares para ficar sempre linda e saudável. Mas a mesma não gosta de encharcamento do solo ou substarto!
Desta forma, essa maranta em clima seco fica com as folhas com aspecto feio e queimada. E para atenuar isso sempre milhe as suas folhas com um borrifador. Mas se possível pode usar pratos com pedrinhas embaixo do vaso!
E se o cultivo da maranta zebrina for no vaso, as regas no verão diárias. Mas no inverno as regas são a cada 2 ou 3 dias. Só que se o inverno for úmido as regas podem ser com menor frequência!
Mas se o cultivo desta folhagem for no solo, as rega no verão são diárias. E no inverno as regas são a cada 4 dias ou mais. Só que eu recomendo que se o clima for muito seco na sua região, regue com mias frequência!