Peperomia Graveolens Tudo Sobre Essa Planta

Peperomia Graveolens Tudo Sobre Essa Planta

Neste artigo irei falar sobre a planta peperomia graveolens. Ou seja, um guia completo sobre o cultivo desta planta.

O nome científico desta planta é Peperomia graveolens. Mas essa planta pertence ao gênero das peperomia e a família das piperaceae. E a peperomia graveolens tem o ciclo perene e é nativa do Equador (Peru).

Mas esse arbusto suculento pode atingir uma altura máxima de 25 centímetros. E as folhas desta suculenta são belíssimas, ou seja, tem uma cor vinho de um lado e do outro verde. Mas as folhas são bem carnudas!

As flores desta planta são bem pequenas e com uma cor branca. Mas essa suculenta não é toxica. Ou seja, ideal para cultivar no jardim ou dentro de casa!

Qual o Melhor Clima Para a Planta Peperomia Graveolens?

Peperomia Graveolens: Tudo Sobre Essa Planta
Peperomia Graveolens: Tudo Sobre Essa Planta / Créditos da Imagem: Link

A peperomia graveolens gosta de clima quente, um pouco de umidade e luz solar. Ou seja, essa planta aceita bem o cultivo em meia sombra ou sol pleno. Mas eu recomendo o cultivo em clima quente e sol pleno!

Caso você more em uma região de calor e sol intenso, cultive essa linda planta em meia sombra. E a peperomia graveolens tolera bem o cultivo em clima ameno. Mas em clima frio, a mesma deve ser cultivada em locais cobertos!

Caso o cultivo desta suculenta seja em meia sombra, ofereça bastante luminosidade e um ambiente bem arejado. Mas se o cultivo for dentro de casa, mantenha a planta sempre próxima de janelas iluminadas.

Só que essa planta precisa de no mínimo 4 horas de sol por dia. Mas a temperatura ideal para cultivar a peperomia graveolens é entre 12°C e 30°C. E essa suculenta não tolera o frio intenso e geadas intensas!

Qual o Melhor Substrato Para a Planta Peperomia Graveolens?

A suculenta peperomia graveolens gosta de um substrato com boa drenagem e que seja bem fértil. Isso garante um crescimento de qualidade para essa planta. Mas se possível o substrato deve ter um bom teor de matéria orgânica!

Ou seja, se o cultivo for no vaso, o substrato que eu recomendo é terra vegetal, terra de jardim e húmus de minhoca. Mas pode usar apenas terra de jardim e húmus de minhoca. E o vaso deve ser de tamanho médio ou uma jardineira!

Para melhores resultados use uma manta e pedras de brita no fundo do vaso. Isso garante uma boa drenagem e evita a perda do substrato.

Mas se o cultivo for no solo, o mesmo deve ser fértil, não acumular água e ter um pouco de matéria orgânica. E se possível o local deve pegar bastante sol pela manhã.

Importante: Essa planta é bem mais fácil de cultivar no vaso. Desta forma eu recomendo o cultivo sempre em um vaso!

Como Regar Essa Planta?

A planta peperomia graveolens gosta de umidade. Desta forma essa planta precisa de regas regulares. Mas a mesma não tolera o excesso de água. Isso pode apodrecer a sua raiz rapidamente!

Ou seja, eu recomendo que você espere o substrato secar para regar novamente. Desta forma você evite regar de forma desnecessária!

Mas se o cultivo for no vaso, as regas no verão são até 3 vezes na semana. E no inverno as regas são no máximo 2 vezes. Só que as regas irão depender do tamanho do vaso, qualidade do substrato e clima do momento!

Mas se o cultivo desta planta for diretamente no solo, as regas a cada 2 ou 3 dias. E no inverno as regas são a cada 10 dias ou mais. Só que isso depende do volume de chuva e umidade.

Mostrar 3 Comentários

3 Comentários

  1. Claudia

    Comprei uma, as folhas caíram. Poderia indicar como propagar? Obrigada

  2. Mario Yetika

    Eu comprei a minha, estou tentando fazer ela crescer, dividi o vasinho em dois, agora é só esperar o tempo fazer a parte dele…… obrigado pelas dicas de cultivo.

  3. José Roberto Mutinho

    Comprei algumas mudas em um Garden.
    Como não tinha conhecimento sobre esta planta, estou cultivando em uma garrafa plástica de dois litros.
    Coloquei substrato em 1/3 e coloquei pendurada no muro, não tirei o fundo da garrafa que serve de proteção na chuva
    Percebi que a muda está se desenvolvendo muito rápido, acredito que logo vou ter que trocar o recipiente.
    No substrato misturei, terra vegetal, 1/3 de areia de construção, húmus de minhoca casca de arroz queimado e esterco bovino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *