Neste artigo irei falar de uma planta conhecida por muito, que é a senecio brasiliensis. Mas irei ensinar para você como cultivar essa planta!
O nome científico desta suculenta é senecio brasiliensis. Mas é conhecida de forma popular como maria mole e flor das almas. Essa planta é muito tóxica, ou seja, tenha cuidado com crianças e animais domésticos.
Mas essa suculenta pertence a família das asteraceae e ao gênero dos senecios. E pode chegar a uma altura de até 2 metros. Ou seja, uma planta de médio porte!
Mas essa suculenta é perene e é nativa da América do Sul (Rio Grande do Sul). E as suas folhas são lindas e de cor amarela.
Qual o Melhor Clima Para a Suculenta Senecio Brasiliensis?
Essa planta é quase uma invasora. Ou seja, consegue se desenvolver em vários tipos de climas. Mas essa suculenta cresce melhor em climas quentes, com boa ventilação e sol.
Eu recomendo o cultivo desta suculenta em sol pleno. Mas a senecio brasiliensis aceita o cultivo em meia sombra e sol pleno. Se o cultivo for em meia sombra, é necessário oferecer muita luz.
A temperatura ideal para o cultivo desta suculenta é entre 16°C e 29°C. Mas é uma planta que se adapta bem ao frio e calor. É claro que as geadas intensas e o frio extremo podem prejudicar essa suculenta.
Qual o Melhor Substrato Para a Suculenta Senecio Brasiliensis?
Essa suculenta precisa de um substrato simples. Ou seja, basta apenas que o substrato tenha uma boa drenagem e seja fértil. Mas se quiser melhorar o crescimento desta suculenta, use substrato com matéria orgânica!
Eu recomendo o cultivo desta suculenta diretamente no solo. Mas a mesma aceita bem o cultivo em vaso. Se o cultivo for direto no solo, apenas cerifique-se de ser um solo de qualidade e que não retenha muita água.
Mas se o cultivo for no vaso, use o substrato com terra de canteiro, areia grossa e húmus de minhoca. E use um vaso de tamanho grande e com furos no fundo.
Como Regar Essa Suculenta?
Essa plantinha é muito tolerante a seca. Ou seja, precisa de pouca água para crescer com qualidade. Mas como qualquer planta, precisa de um mínimo possível de agua.
Eu recomendo que as regas sejam feita apenas quando o substrato ou solo desta planta secar. Mas se o cultivo for no solo, no inverno não é necessário regas. E se o cultivo for no vaso, as regas são mais intensas no verão!