Neste artigo irei falar sobre o cacto astrophytum myriostigma. E irie ensinar como cultivar esse lidno cacto de forma bem simples.
O nome científico deste cacto é Astrophytum myriostigma. Mas esse cacto pertence ao gênero das astrophytum e a família das cactaceae. E essa planta é nativa do México e seu ciclo de vida é perene.
Mas esse cacto é de pequeno porte, tem um formato de estrela e é coberto por várias escamas peludas de cor branca. E esse cacto não tem espinhos!
Mas as flores são belíssimas, em formato de sino, de cor amarelada e surge no topo da planta. E a floração ocorre normalmente no verão. Só que pode demorar até 5 anos para esse cacto florescer!
Qual o Melhor Clima Para o Cacto Astrophytum Myriostigma?
O cacto astrophytum myriostigma gosta de um clima quente, baixa umidade e bastante luminosidade. Mas o mesmo tolera bem o cultivo em sol pleno de média intensidade e meia sombra.
Só que se você mora em uma região fria, cultive o mesmo dentro de casa. Caso o cultivo deste cacto seja dentro de casa, mantenha perto de janelas que pegue bastante luz. Mas o local também deve ter uma ótima circulação de ar para não apodrecer esse cacto!
Caso o cultivo desta planta seja em meia sombra, mantenha em um loca arejado e que pegue o sol ameno da manhã. E nunca passe esse cato de meia sombra, para sol pleno drasticamente!
O cacto astrophytum myriostigma precisa de no mínimo 2 horas de sol por dia. Mas a temperatura ideal para o cultivo do mesmo é entre 14°C e 29°C. Só que esse cacto tolera bem o calor intenso e o frio ameno!
Importante: Eu não recomendo que você exponha esse cacto a geadas severas e frio extremo.
Qual o Melhor Substrato Para o Cacto Astrophytum Myriostigma?
O cacto astrophytum myriostigma gosta de um substrato com ótima drenagem e que seja arenoso. Mas esse cacto consegue se desenvolver em locais bem inóspitos e com solo pobres em nutrientes!
Se o cultivo deste cacto for no vaso, o substrato que eu recomendo é terra vegetal e areia grossa. Ou seja, 50% de cada de substrato. Mas o vaso deve ser de tamanho pequeno ou médio. E é muito importante que o vaso tenha furos no fundo!
Mas se possível coloque pedacinhos de isopor no fundo do vaso. E se possível troque o substrato deste cacto a cada 2 ou 3 anos!
Como Regar Esse Cacto?
O cacto astrophytum myriostigma não tolera o excesso de umidade. Desta forma, regar demais esse cato pode levá-lo a morte. Mas para evitar que isso ocorra, regue apenas quando o substrato estiver totalmente seco!
Se o cultivo deste cacto for no vaso, as regas no verão são a cada 7 dias ou mais. Mas no inverno é interessante regar a cada 15 dias ou mais. Ou seja, no inverno tente manter o substrato o mais seco possível.
E evite molhar o cacto diretamente. Ou seja, tente sempre regar apenas o substrato e o mínimo possível.