Pular para o conteúdo

Dendrobium Bigibbum Tudo Sobre Essa Orquídea

    Eu particularmente acho essa uma das orquídeas mais belas, que é a dendrobium bigibbum. E irei ensinar neste artigo um guia completo com tudo sobre o seu cultivo.

    O nome científico desta orquídea é dendrobium bigibbum. Mas é conhecida de forma popular como orquídea borboleta lilás. E isso se deve as suas flores terem um linda cor lilás.

    Mas essa orquídea pertence ao gênero das dendrobium e é nativa da Austrália. E uma curiosidade é que essa orquídea é uma epífita, mas também se comporta como uma litófita.

    Mas essa orquídea pode chegar a uma altura de até 60 centímetros. Ou seja, pequeno/médio porte. E sua floração ocorre no verão!

    Qual o Melhor Clima Para a Orquídea Dendrobium Bigibbum?

    Dendrobium Bigibbum: Tudo Sobre Essa Orquídea / Créditos da Imagem: Link
    Dendrobium Bigibbum: Tudo Sobre Essa Orquídea / Créditos da Imagem: Link

    Essa orquídea gosta de calor, umidade e boa ventilação. Ou seja, o cultivo deve ser em meia sombra. Mas eu recomendo evitar expor essa planta diretamente ao sol pleno, isso pode queimar suas folhas.

    Caso você cultive em um jardim, essa orquídea necessita de um sombreamento de 60% a 70%. E se cultivar dentro de casa, ofereça muita luminosidade e boa ventilação.

    A temperatura ideal para o cultivo da dendrobium bigibbum é entre 16°C e 32°C. Mas evite expor essa plantinha em temperatura abaixo de zero, geadas e sol pleno de alta intensidade.

    E se cultivar dentro de casa, se as folhas ficarem muito verde, é sinal que tem que expor a orquídea mais ao sol. Mas exponha ao sol ameno da manhã!

    Qual o Melhor Substrato Para a Orquídea Dendrobium Bigibbum?

    A orquídea dendrobium bigibbum, como já citada no início do artigo é uma planta epífita. Ou seja, aceita o cultivo em arvores, troncos, vasos, cachepots e até mesmo em tocos.

    Mas o substrato para essa orquídea caso você cultive em vaso, é casca de pinus, carvão vegetal, casca de coco e argila expandida. Ou seja, no fundo do vaso coloque a argila expandida (ou pedras de brita).

    Mas se você cultivar essa orquídea em um árvore ou tronco no jardim, o substrato deve ser apenas o esfagno. Isso porque o esfagno ajuda a reter um pouco de umidade!

    Como Regar Essa Orquídea?

    Como essa orquídea gosta de umidade, deve ser regada regularmente. Mas principalmente quando for verão ou climas mais quentes. E evite sempre encharcar o substrato!

    A forma de regar essa orquídea irá depender exclusivamente da forma de cultivo. Ou seja, será cultivada em vaso ou fixada em um tronco?

    Mas caso seja cultivada em um tronco, basta apenas regas diariamente a raiz desta orquídea. E quando começar a florescer ou no inverno diminua as regas!

    Já quando cultivar essa orquídea em um vaso, certifique-se de esperar o substrato secar para regar. Mas não deixe que o substrato seque totalmente, isso prejudica a sua planta.

    Em ambas as forma de cultivo, evite molhar as folhas desta orquídea, porque isso pode facilitar a propagação de fungos nocivos.

    Esse artigo foi escrito por Anderson e todo o contéudo aqui é protegido por direitos autorais. Jamais copie o contéudo do site sem autorização prévia. E lembre-se que as informações são apenas para conhecimento. Importante sempre consultar um médico antes de incluir qualquer chá ou suplemento na sua alimentação.
    error: Este Conteúdo é Protegido Por Direitos Autorais!