Neste artigo irei responder uma dúvida muito comum entre os amentes das suculentas, que é será que as suculentas podem ficar no sol?
Mas para responder essa pergunta, temos que analisar todo o contexto. Ou seja, cada espécies de suculenta tem características diferentes. Então nem sempre a forma de cultivo é a mesma.
Mas de modo geral o sol é fundamental para a grande maioria das plantas. E no caso das suculentas não é diferente.
Só que como citei acima, algumas espécies de suculenta podem queimar no sol. Mas outras podem ficar belíssimas e com cores vibrantes.
Mas as Suculentas Podem Ficar no Sol?
A grande maioria das suculentas sim. Mas devemos saber que o sol tem diferentes intensidades. Ou seja, o sol ameno da manhã e da tardinha são excelentes para quase todas suculentas.
Mas o sol intenso de verão pode prejudicar a grande maioria das suculentas. Ou seja, algumas suculentas necessitam de sol forte para mudar a sua coloração e outras não.
O gênero das echeverias gostam de sol. Mas o sol muito intenso pode queimar as folhas de alguns espécies deste gênero. Já as suculentas do gênero agave gostam de sol pleno.
Ou seja, tudo depende das espécies e das suas características. Mas como citado, o sol ameno de médio e baixa intensidade é fundamental para a suculenta.
Quando Devemos Evitar o Sol?
Eu recomendo sempre evitar expor as suculentas novas em sol extremo do verão. Mas também existem alguns espécies que queimam as folhas facilmente.
Quando você notar que a suculenta está com um verde muito opaca é sinal que falta sol. Mas quando as folhas estão amareladas o sol está prejudicando a mesma.
É claro que nem sempre a folha amarela é sol, as vezes pode ser falta de nutrientes. Mas de uma forma geral, use o sol ameno da manhã e tardinha. E quando for verão, tente evitar expor a sua suculenta a picos quente do sol!
Mas o sol é vital para a saúde da suculenta. Ou seja, aproveite sempre para expor sua plantinha por algumas horas. Ainda mais quando a mesma é cultivada dentro de casa ou em meia sombra.